São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM bloqueia fazenda invadida

DA SUCURSAL DO RIO

A fazenda Aliança, em Linhares (a 142 km de Vitória), invadida por 600 famílias sem terra, foi bloqueada ontem pela Polícia Militar. O bloqueio foi determinado pelo juiz Antônio Rosa de Oliveira.
A 500 metros dos portões da fazenda, as estradas foram fechadas. Ninguém pode entrar, nem mesmo para levar água ou remédios. O clima é de tensão.
A fazenda Aliança tem aproximadamente 2.400 hectares de área e foi invadida pelos sem-terra no último dia 9.
O despejo das famílias e a reintegração de posse da terra ao proprietário estavam marcados para ontem, mas um acordo entre o governo do Espírito Santo e dirigentes do MST adiou a desocupação.
Ficou decidido que os sem-terra não serão retirados do local até que se encontre um terreno para onde eles possam ser transferidos. A desocupação deve acontecer no início da semana que vem.
O terreno era considerado improdutivo pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mas o proprietário Gil Vilela recorreu e conseguiu a reintegração de posse. O Incra entrou com novo recurso.
Gil Vilela disse que vai esperar o cumprimento da decisão judicial. "Não haverá violência", afirmou.
Em Mucurici (a 350 km de Vitória), um sem-terra morreu e dois ficaram feridos num confronto em uma fazenda invadida, no início da semana. As 220 famílias acampadas se deslocaram para um assentamento do MST.

Texto Anterior: Fazendeiros decidem reagir a invasões
Próximo Texto: Incra 'vende' produtos de assentados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.