São Paulo, sábado, 18 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ETA faz atentado a edifício em Bilbao

Tensão cerca abertura de museu

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Guerrilheiros do grupo separatista basco ETA (Pátria Basca e Liberdade) detonaram explosivos ontem em um edifício comercial em Bilbao (norte da Espanha).
A explosão provocou danos materiais no edifício, mas não deixou vítimas. O atentado ocorreu um dia antes da inauguração, prevista para hoje, do Museu Guggenheim, que deverá atrair cerca de 800 celebridades, segundo dados oficiais.
O ETA já deixou um saldo de cerca de 800 mortos desde que iniciou sua campanha pela independência basca, em 1968.
Membros do ETA avisaram sobre o ataque de ontem por meio de um telefonema à emissora de rádio nacionalista Egin, que comunicou a ameaça à polícia.
Ontem, Kepa Arronategui, que havia sido preso na segunda-feira após a morte de um policial, admitiu que é membro do comando itinerante Katu (Gato), uma facção armada do ETA.
Arronategui e outros dois homens mataram a tiros o agente que os interrogava quando eles descarregavam em frente ao Museu Guggenheim vasos de flores que escondiam explosivos. Os outros dois homens fugiram. Autoridades afirmam que o ETA pretendia explodir o museu durante a solenidade.
Prisão perpétua
A Justiça da Espanha condenou ontem à prisão perpétua o dirigente do ETA Valentín Lasarte por sua participação no assassinato do delegado do Partido Popular (conservador) Gregorio Ordóñez, em 23 de janeiro de 1995. O crime ocorreu na cidade basca de San Sebastián (norte do país).
Lasarte, que foi preso em março de 1996 e julgado em setembro deste ano, admitiu ter vigiado Ordóñez durante várias semanas. Ele disse que havia informado aos homens que assassinaram o político onde ele podia ser encontrado.
No começo do mês, Lasarte recebeu duas condenações de 30 anos de prisão pelo assassinato de duas outras pessoas. Ele havia confessado a autoria dos crimes.

Texto Anterior: Na Índia, rainha vive fiasco diplomático
Próximo Texto: Exército da Coréia do Norte sequestra 2 sul-coreanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.