São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
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Custo cai, mas preço médio de CD permanece estável

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O preço médio de um CD para o consumidor está estabilizado em torno de R$ 17 há três anos, informa a ABDP (Associação Brasileira dos Produtores de Discos).
Manuel Camero, presidente da associação, diz que esse preço "já não é tão diferente do cobrado no exterior" e, por isso, não deve cair, a não ser em caso de promoção.
As fábricas de CDs, que atendem aos pedidos das gravadoras, estão constantemente tentando reduzir os custos de produção, apesar dessa ação ter tido pouco impacto no preço médio final do CD.
A Videolar Multimídia, fabricante de CDs para as gravadoras, informa que o custo industrial da empresa caiu de 15% a 20% desde o início do Real até agora porque a empresa aumentou a escala.
Custo menor
Um ano após entrar no mercado, em 1995, a produção da Videolar era de 20 milhões de CDs. Em 1996 aumentou para 30 milhões de unidades e, neste ano, deve chegar a 40 milhões de unidades.
"O fato é que o custo caiu, mas o preço médio do CD para o consumidor se manteve", diz Lirio Parisotto, presidente da Videolar.
O custo para fabricação de um CD, conta ele, pode variar de R$ 1 a R$ 2, em média, ou um pouco mais, dependendo do volume solicitado pela gravadora.
Mas o consumidor acaba pagando R$ 17, em média, segundo Parisotto, por causa do custo do artista, dos impostos, dos direitos autorais, dos gastos com marketing do disco, do lucro da gravadora, da margem do varejo etc.
A BMG Brasil informa que o preço do CD caiu de 1989 até agora. "Naquela época, o preço para o consumidor era da ordem de R$ 22 a R$ 23. Hoje, custa entre R$ 17 e R$ 18", diz Eduardo de Oliveira, diretor de vendas.
A gravadora cobrava do varejo de R$ 10 a R$ 12 por um CD. "Hoje, um lançamento custa R$ 11 e ainda temos CD por R$ 7. Há muito mais promoções."O consumidor encontra nas lojas CDs em oferta por R$ 8,90, diz ele.
A Polygram vende hoje para o comércio CDs com preços entre R$ 6 e R$ 8. Antes, os preços variavam de R$ 12 a R$ 13.
Os preços dos CDs no Brasil já competem com os dos Estados Unidos.

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