São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kuerten cai no 5º set em Hong Kong

DA REPORTAGEM LOCAL; DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, 21, perdeu a decisão do torneio de exibição de Hong Kong (Ásia), em quadra rápida (piso sintético).
Ontem, ele foi derrotado por Byron Black, 28, de Zimbábue, por 3 sets a 2 (parciais de 6/3, 6/7 (7/4), 6/2, 3/6 e 7/6 (7/5), em três horas e 33 minutos de jogo.
Kuerten, 11º no ranking mundial, não conseguiu impor seu favoritismo contra um adversário em ótima forma, que já vencera ao longo da semana o chileno Marcelo Ríos (8º do mundo) e o alemão Boris Becker (22º).
Black é o 60º lugar na ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
"No final da partida, após três horas e 33 minutos, nós dois estávamos bem cansados. No fim, errei duas bolas e acabei perdendo", afirmou Kuerten, após o jogo.
"Black jogou um grande tênis durante toda a semana e mereceu ganhar", acrescentou ele.
Pelo vice-campeonato, Kuerten ganhou US$ 100 mil a mais em sua conta bancária.
"Foi um encontro de muitos altos e baixos", analisou o tenista de Zimbábue, admitindo que, no tie-break, qualquer um poderia ter saído vencedor.
O título em Hong Kong deu a Black a maior premiação de sua carreira -US$ 220 mil.
Na final de duplas, Black não teve a mesma sorte da de simples: ao lado do norte-americano Jonathan Stark, o campeão individual caiu diante dos suecos Thomas Johansson e Mikal Tillstrom, também em um fim de jogo disputado no tie-break, por 3/6, 6/3 e 7/6 (10/8).
Novo torneio
Kuerten inicia nesta semana disputa de torneio em Stuttgart, na Alemanha, em piso carpete (rápido), onde tentará obter pontos que ajudem a classificá-lo para a Copa do Mundo de Hannover, em novembro (leia texto ao lado).
A Copa do Mundo reunirá os oito tenistas com mais pontos conquistados neste ano.
Kuerten pode ser o primeiro brasileiro a competir no torneio, que já foi chamado de Masters e disputado em Nova York.
O cansaço é o maior problema do brasileiro no momento.
Após o desgaste da final de Hong Kong, ele e seu treinador, Larri Passos, embarcaram de avião para a Alemanha, em uma viagem, de acordo com a assessoria do tenista, de cerca de dez horas.
Por isso, Kuerten deve solicitar à organização do torneio para só estrear em seu próximo torneio na quarta-feira, em vez de terça, data inicialmente prevista.
Na Alemanha, ele também jogará o torneio de duplas, ao lado do argentino Pablo Albano.

Com a Reportagem Local

Texto Anterior: Slater festeja penta com vitória no Rio
Próximo Texto: 'Top 20' vão a Stuttgart
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.