São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A arte no Brasil contada por fotos

ERIKA SALLUM

ERIKA SALLUM; DANIELA ROCHA
DA REDAÇÃO

O mito de que o Brasil é um país sem memória perde muito da sua força neste mês, com o lançamento de três títulos da coleção História Visual, que recupera, por meio de fotografias, a trajetória de nossa cultura.
"Dança no Brasil", de Ida Vicenzia, "MPB - A História de um Século", de Ricardo Cravo Albin, e "Teatro Brasileiro - Um Panorama do Século 20", de Clóvis Levi, são o resultado de um projeto da Funarte (Fundação Nacional de Arte) em parceria com a produtora e gravadora Atração.
Os livros, em edição luxuosa, reproduzem mais de 300 fotos cada, recolhidas no acervo da Funarte, em arquivos pessoais, institutos culturais etc. O primeiro volume da série, sobre cinema nacional, foi publicado no ano passado.
Como introdução, há uma retrospectiva histórica em cada obra. "Fizemos os livros para um leitor não-especializado, com o objetivo de preservar nossa memória", explica Márcio Souza, presidente da Funarte.
Amanhã, os três títulos serão lançados em São Paulo, na Pinacoteca do Estado, no centro da cidade, às 19h. Cada volume, que sairá com uma tiragem de 2.000 exemplares, vai custar R$ 80.
A coleção contará, até o final de 97, com "O Circo no Brasil", "Chanchadas e Dramalhões" e "Humberto Mauro".
O teatro
Um ano foi o prazo para o diretor e dramaturgo Clovis Levi encontrar e selecionar as 370 imagens de "Teatro Brasileiro - Um Panorama do Século 20".
"Como é uma pesquisa que abrange o teatro no Brasil todo, tive que viajar muito e ainda assim sei que há omissões", diz Levi.
"Minha maior preocupação foi tentar mostrar não o ator, mas a montagem, a cena, com sua cenografia e figurino, porque o teatro revela o momento do país."
Mesmo com todo o cuidado, o fato mais trágico na feitura do livro refere-se a uma legenda.
Na histórica montagem de "O Rei da Vela", de Zé Celso, em 1967, a legenda identifica Ítala Nandi como sendo Fernando Peixoto, em cena com Renato Borghi.
"Descobrimos o erro depois que o livro estava impresso. A correção vai acontecer na próxima edição", disse o autor.
A dança
Envolvida no mundo da dança há mais de 40 anos, a bailarina, coreógrafa e crítica Ida Vicenzia procurou fugir do eixo Rio-São Paulo ao preparar "Dança no Brasil".
Entre as centenas de fotos que compõem seu livro, estão as de grupos de cidades como Pará e Curitiba. "Estou muito feliz, pois esse é o primeiro álbum de dança brasileira", afirma Vicenzia.
Entre as imagens que mais a emocionam, estão as da bailarina Felicitas Barretos, criadora do primeiro conjunto de folclore brasileiro do país.
"Ela começou no Municipal e estremeceu o meio artístico ao nossas tradições. Hoje vive com índios no Xingu."
Vicenzia só lamenta não ter podido incluir todos as personalidades que julgava importante.
A MPB
"A MPB é nossa pauta número 1 quando se fala em cultura no Brasil", diz o crítico e produtor Ricardo Cravo Albin, autor "MPB - A História de um Século".
Nascido em Salvador, com ativa participação na cena musical brasileira, Albin conseguiu muitas das fotos que ilustram o livro em sua própria casa.
"Fiquei muito tocado quando achei uma foto minha entregando um prêmio para Milton Nascimento nos anos 60", conta.
Seu critério na escolha das imagens foi a de localizar fotos dos artistas na época em que realmente marcaram presença.
Por conta disso, há muitos nomes que foram deixados de lado, já que não foi possível encontrar fotografias que se encaixassem às exigências do autor.

Colaborou Daniela Rocha, da Reportagem Local
Livros: A Dança no Brasil; MPB - A História de um Século; Teatro Brasileiro - Um Panorama do Século 20
Autores: Ida Vicenzia (Dança); Ricardo Cravo Albin (MPB); Clóvis Levi (Teatro) Lançamento: Funarte e Atração Produções Ilimitadas
Quanto: R$ 80 cada.

Texto Anterior: "X" NOTAS
Próximo Texto: Livro proporciona painel curioso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.