São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dr. Dre apresenta as consequências

MARCELO NEGROMONTE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Demorou um ano para chegar por aqui o "Dr. Dre Presents...The Aftermath", que não se trata de um álbum do ex-gangsta(?) rapper, mas uma espécie de vitrine de artistas de sua nova gravadora, Aftermath.
Muito sangue jorrou dos "niggaz" entre as costas Leste e Oeste dos EUA, Dre foi preso e se casou no ano passado (decididamente um divisor de águas em sua vida), e a Aftermath surge como uma saída para Dre, que tinha deixado a Death Row, gravadora que fundou, em 92, com Marion "Suge" Knight, este também no xadrez desde fevereiro.
Formada em uma joint venture com a Interscope Records (a mesma da Death Row), Aftermath significa, como se mostrasse o futuro do hip hop norte-americano, consequências, em tradução livre. Ei-las.
Oscilando entre a "velha escola" do hip hop, passando pelo R&B, até o pop, as 16 faixas de "Dr. Dre...Presents The Aftermath" trazem medalhões como RBX, King T e Mel-Man, além do trio de garotas Hands One e o quinteto de rapazes Whoz Who.
O álbum tem produção executiva de Dr. Dre, claro, e ele próprio integra a faixa 5, com "Been There Done That".
A rivalidade entre Leste e Oeste está pelo menos arrefecida em "East Coast/West Coast Killas", com o grupo Therapy, com RBX, KRS-One, B Real e Nas, rappers dos dois lados.
O queridinho da Aftermath e do Dr. Dre é Ruben Cruz ou, simplesmente, RC. Seu primeiro disco solo, "Sexy Dancer", foi um dos primeiros produzidos pela Aftermath. Antes disso, era conhecido apenas na região de Los Angeles.
Em "Dr. Dre. Presents... The Aftermath", é o único a aparecer em duas músicas, "Sexy Dance" e uma "Fame", de David Bowie, com soul, groove, meio dark.
Kim Summerson, uma nova-iorquina de 21 anos, de passado gospel e muitos backing vocals nas costas, aparece com "Choices", um R&B voluptuoso.
"No Second Chance" é do Whoz Who, quinteto de Ohio, que leva esse nome (quem é quem) por manter enigmático quem é que está cantando a cada momento. Também influenciado pelo gospel, mas não só, o grupo tem Sade, Stevie Wonder e Al Green como referências.
Maurice Wicher, Jehryl Lockhart, Sharief e Nowl completam a miscelânea.
Nesse álbum, Dr. Dre diz a que veio: mostrar as consequências (ou pagar para vê-las).

Disco: Dr. Dre Presents...The Aftemath
Com: Group Therapy, King T, Dr. Dre, RC, Whoz Who, RBX e outros Lançamento: Universal
Quanto: R$ 18, em média

Texto Anterior: Coolio busca a salvação
Próximo Texto: Shaquille O'Neal; Paul Dianno; Stevie B; Echo and the Bunnymen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.