São Paulo, quinta-feira, 23 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lado poeta de Betinho estréia nos palcos

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Com Elias Andreato na direção e Ângelo Antônio como único ator, estréia hoje a peça "A Lista de Ailce", adaptação do livro do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, morto em 9 de agosto último.
O livro, lançado em dezembro do ano passado, foi escrito a partir de uma lista que Ailce, prima de Betinho, mandou-lhe com nome de pessoas da cidade onde ele cresceu, Bocaiúva (MG). Conforme vai se lembrando das pessoas, Betinho relembra casos e características dessas pessoas.
"O livro mostra o Betinho de um outro jeito, como um cronista universal e poeta", diz Andreato.
Para levar o texto aos palcos, o diretor selecionou os personagens que considerou mais relevantes e carismáticos da história.
Quem narra o monólogo, custurando os personagens de suas memórias, é o próprio Betinho (Ângelo Antônio), que aparece esperando um trem.
"A gente não teve nenhuma preocupação em compor o Betinho", diz Andreato. "Nós assumimos um compromisso com as idéias e os sonhos dos personagens. Utilizamos as lembranças de Betinho para compor a peça."
Os temas musicais da história ficaram sob a responsabilidade de Chico Melo, músico brasileiro que mora na Alemanha.
"A trilha sonora pode ser definida como 'o tempo'. O Betinho conviveu desde cedo com a morte. Cada minuto era vivido intensamente, e a trilha tem essa leitura. Ela está sempre presente no espetáculo como que marcando o tempo, que está passando", diz Andreato.
Chico Buarque ficou de compor uma música desde o início do projeto, segundo Andreato. Até o dia 21, porém, a música ainda não estava com a produção.
"Eu gostaria que a música terminasse a peça, falando da importância desse homem maravilhoso que é Betinho", diz o diretor.
"Essa canção é, na verdade, uma homenagem. Aliás, o espetáculo acabou virando uma homenagem. Acho que Betinho tem que estar na pauta de todos os jornais e sempre na nossa memória."

Peça: A Lista de Ailce
Texto: Herbert de Souza
Com: Ângelo Antônio
Direção: Elias Andreato
Quando: a partir de hoje, de qui. a sáb., às 21h; dom., às 20h
Onde: teatro Ruth Escobar - sala Dina Sfat (r. dos Ingleses, 209, tel. 289-2358)
Quanto: R$ 20, qui, sex e dom; R$ 25, sáb

Texto Anterior: Exposição recebe obras de 14 artistas
Próximo Texto: Ministry of Sound faz festa no Florestta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.