São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governador interino demite presidente de banco estadual

Orientado pelo BC, Mário Ribeiro não deixa o Banpará

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O governador interino do Pará, Hélio Gueiros Jr. (PFL), demitiu ontem o presidente do Banpará (Banco do Estado do Pará), Mário Ribeiro. A medida pegou de surpresa o próprio Ribeiro, que ficou sabendo da demissão pelo "Diário Oficial" do Estado.
Gueiros Jr. disse que demitiu o presidente do banco porque Ribeiro estava dificultando a liberação de recursos do Estado para o pagamento do funcionalismo.
Apesar da publicação de sua demissão no "Diário Oficial", Ribeiro, orientado pelo Banco Central, não deixou o cargo.
O Banco Central, como órgão fiscalizador do sistema financeiro, alertou oficialmente o governador de que a posse de um novo presidente ontem seria ilegal.
"Se não é legal, (que a atual diretoria) vá à Justiça", disse o governador em entrevista coletiva.
"Tal medida fere os procedimentos e prazos definidos na Lei das Sociedades Anônimas e em resolução do Conselho Monetário Nacional", afirmou o delegado regional do BC, Eduardo Araújo, 44.
Segundo Araújo, para a troca de presidente em qualquer banco, privado ou estatal, deve ser convocada uma assembléia geral extraordinária dos acionistas, que só pode ocorrer oito dias após a convocação. Nessa assembléia, o Estado, que é sócio majoritário do Banpará, indicaria o novo presidente, cujo nome seria submetido ao BC e, só então, homologado.
Gueiros Jr. indicou para a presidência a funcionária de carreira Maria de Fátima Oliveira Martins, que não aceitou a nomeação. Ele disse que vai nomear outra pessoa.
O governador licenciado do Pará, Almir Gabriel (PSDB), que se recupera em São Paulo de cirurgia, recebeu ontem visitas de parlamentares paraenses. Segundo sua assessoria, Gabriel ele aguarda autorização médica para reassumir o cargo e reorganizar sua equipe.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Deputado que não fez emenda perde cargo
Próximo Texto: Interino demite presidente de banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.