São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador usa cartão eletrônico

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Segundo o superintendente do Setps (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador), Horácio Brasil, os empresários também apostam no uso de cartões eletrônicos como medida preventiva contra os assaltos a ônibus em Salvador.
Usado por 350 mil usuários (estudantes, aposentados, policiais e oficiais de Justiça) há três meses, o sistema de cartão implantado na cidade funciona hoje para controlar o fluxo de passageiros que têm o benefício da gratuidade ou redução no valor na passagem.
"Nossa intenção é estender o uso do cartão para toda a população e utilizá-lo como moeda."
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, José Carlos Silva, disse que não crê que a implantação do cartão reduza a ocorrência de assaltos. "As passagens dos ônibus intermunicipais não são pagas dentro do veículo e mesmo assim há assaltos."
Segundo Silva, as empresas registram uma média de dois assaltos ao dia nas linhas intermunicipais. Nos ônibus urbanos, a média diária é de oito ocorrências.
Ele disse também que a utilização indiscriminada do cartão eletrônico poderá provocar a demissão dos 5.000 cobradores atualmente empregados nas empresas de transportes urbanos.
"Concordamos que o cartão seja distribuído aos passageiros que são dispensados do pagamento, mas não para toda a população."
Brasil afirmou que não há intenção de demitir os cobradores.

Texto Anterior: Sindicato registra 2.275 assaltos
Próximo Texto: Porto Alegre tem aumento de assaltos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.