São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mestre Didi mostra esculturas inéditas

Exposição está no MAM de Salvador

CHRISTIANNE GONZÁLEZ
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Duas esculturas inéditas do artista plástico baiano Mestre Didi integram a mostra "Poesia Mítica: Estética Contemporânea", que estará em exposição no MAM (Museu de Arte Moderna) de Salvador (BA) até o próximo dia 16 de novembro.
A mostra conta com 44 trabalhos produzidos desde a década de 80 -alguns já apresentados na última Bienal Internacional de Arte de São Paulo-, que medem entre 70 centímetros e 3 metros.
As esculturas inéditas, com três metros de altura cada, mostram dois mitos afro-brasileiros relacionados com a terra: o Opá Exim (cetro de lança) e Iwin Igui Ola Nla (o espírito da grande árvore).
Mestre Didi é um estudioso da cultura africana e fundador da Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil e do Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira.
Fiel a preceitos religiosos, o artista não costuma dar declarações públicas sobre sua obra.
Mito
Segundo sua mulher, a antropóloga Juana Elbein dos Santos, a exposição apresenta um conjunto artístico de inspiração mítica, que deve ser compreendido sob uma concepção contemporânea.
"O mito é atemporal", disse Elbein. Segundo ela, todos os símbolos utilizados por Mestre Didi, a exemplo da serpente, são trabalhados em materiais ligados à terra.
"Didi usa basicamente nervuras de palmeiras, que simbolizam os ancestrais. É como se eles estivessem na terra e brotassem na árvore, ganhando vida", explicou.
As obras que integram a mostra "Poesia Mítica: Estética Contemporânea" custam entre R$ 1.500 e R$ 12 mil. A exposição encerra as comemorações dos 80 anos do artista.
Para o próximo dia 14 de novembro estão previstos os lançamentos do livro biográfico ilustrado com fotos e do CD-ROM "Mestre Didi -Ancestralidade Africana no Brasil".

Texto Anterior: Bechara expõe a inconstância
Próximo Texto: Drumond explora a Mata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.