São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Drumond explora a Mata

LEONARDO CRUZ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Às vésperas do natal de 1984, cerca de 5.000 pessoas receberam em casa, gratuitamente, um livro grande, com capa dura e sobrecapa, impresso em quatro cores sobre papel couchê. Trazia fotos da Mata Atlântica e poemas de Carlos Drummond de Andrade. Era a primeira edição de "Mata Atlântica", uma espécie de "lembrancinha natalina" que o banco Chase Manhattan distribuía a um seleto grupo de correntistas.
Agora, 13 anos depois, a Sette Letras e a AC&M Editora preparam a primeira edição comercial de "Mata Atlântica", que será lançado no dia 3 de novembro, no Rio.
São 26 poemas sobre a flora e a fauna da Mata, escritos em 84, para a edição encomendada pelo Chase Manhattan à AC&M, que, na época, dava início a um projeto que unia literatura, fotografia e meio ambiente.
Segundo Heloisa Pereira, editora da AC&M, a nova edição é mais modesta que a publicada originalmente, com tiragem inicial de apenas mil exemplares, e sem a capa dura e a sobrecapa. "Nossa intenção agora não é fazer um livro de arte, mas prestar uma homenagem a Drummond, já que em 1997 se completam dez anos de sua morte", afirma Pereira, que desde o primeiro lançamento detinha os direitos de publicação.
Foi ela que, à época, entrou em contato com Drummond, pedindo que ele escrevesse. "Nós enviamos o projeto, ele compreendeu que nós buscávamos uma visão lírica da Mata Atlântica e aceitou escrever", conta a editora da AC&M.
Noite poética
Juntamente com "Mata Atlântica", serão lançados em 3 de novembro outros quatro livros de poemas: "Visibilia", de Rodrigo Garcia Lopes, "A Mesma Noite", Heitor Ferraz, "Eu Caminhava Assim Tão Distraído", de Maurício Arruda Mendonça, e "Teste de Iguana", de Aníbal Cristobo.
"Nós queremos unir o trabalho dos jovens poetas com os autores consagrados", diz Jorge Viveiros, editor da Sette Letras.
Na noite de lançamento, alguns poetas convidados pela editora, como Paulo Henriques Britto, Chacal e Cláudia Roquette-Pinto, estarão declamando os poemas de "Mata Atlântica" e também de outras obras de Drummond, como "A Rosa do Povo" e "Corpo".

Livro: Mata Atlântica
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Lançamento: Sette Letras e AC&M Quando: 3 de novembro, às 20h
Onde: Sette Letras (rua Maria Angélica, 171, loja 102, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, tel. 021/286-0442)
Quanto: R$ 15 (65 páginas)

Texto Anterior: Mestre Didi mostra esculturas inéditas
Próximo Texto: Poeta compôs seu mundo natural ao longo da vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.