São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ave não descende de dinossauro, diz estudo

DA "REUTERS"

As aves não descendem dos dinossauros e devem ter evoluído de uma linhagem própria, segundo estudo da bióloga Ann Burke, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), e do especialista em evolução de aves Alan Feduccia.
"A teoria de que as aves descendem dos dinossauros virou um dogma nos últimos 20 anos", disse Feduccia. Um problema dessa teoria é que as aves surgiram antes dos primeiros dinossauros que se assemelhavam a elas.
Tanto as aves quanto os dinossauros perderam dois dedos durante a evolução, o que indicaria que elas descendem desses répteis.
Os cientistas compararam ossos das asas das aves e das patas dianteiras dos dinossauros e descobriram que eles são diferentes.
No trabalho, publicado na edição de hoje da revista "Science", eles afirmam que os dinossauros tinham o que corresponde na mão humana aos dedos polegar, indicador e médio. As aves possuem os ossos que corresponderiam ao indicador, ao médio e ao anular.

Texto Anterior: Militar perde arma por violência doméstica
Próximo Texto: EUA divulgam que bactéria causa úlcera
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.