São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sankai Juku dança no Sérgio Cardoso

ANA FRANCISCA PONZIO

A força das imagens é uma das marcas dos espetáculos do grupo japonês Sankai Juku. Em "Unetsu" (ou "Os Ovos em Pé por Curiosidade"), em cartaz até domingo no Teatro Sérgio Cardoso, a beleza plástica impressiona, mais uma vez, pela pureza e precisão das formas, harmonizadas na amplidão do espaço.
Representando um ritual de vida e morte, "Unetsu" mostra cinco bailarinos -entre eles Ushio Amagatsu, diretor e coreógrafo do Sankai Juku- dançando dentro da água represada em uma piscina de dez centímetros de profundidade.
Neste jardim aquático, onde repousam ovos gigantes, há filetes de água e areia escorrendo da abóbada do palco. "A água simboliza a liberdade, o nascimento, o espaço. A areia que se acumula representa os elementos principais, tudo volta à areia. A água é a vida, a areia é a morte", diz Amagatsu sobre "Unetsu", que ele criou em 1986.
Desde que se mudou para a França, 15 anos atrás, Amagatsu procura descobrir o que há de comum entre as culturas ocidental e oriental. Por isso, em "Unetsu", escolheu o ovo para simbolizar o mito do nascimento.
"Encontramos em várias civilizações a idéia de que nascemos do ovo, cuja forma oval lhe concede dois centros, correspondentes aos elementos contrários, masculino e feminino, céu e Terra, vida e morte", explica o coreógrafo.
Embora pertença à segunda geração da dança butô, que surgiu no Japão no final dos anos 50, o Sankai Juku não pretende ser um representante da cultura japonesa. Também o butô é uma conotação artística que o grupo procura extrapolar. "Hoje, meus espetáculos possuem um tema fundamental e recorrente: a afinidade entre as culturas", ressalta Amagatsu.

SANKAI JUKU - teatro Sérgio Cardoso - sala Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, região central, tel. 288-0136). 862 lugares. Hoje e amanhã: 21h. Dom.: 19h. Ingr.: R$ 25 (mezanino) e R$ 35 (platéia).

Texto Anterior: Ipiranga recebe Tom Zé e Lobão
Próximo Texto: Andreato adapta livro de Betinho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.