São Paulo, sexta-feira, 24 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pinacoteca vê Ernesto de Fiori

TATIANA REZENDE

Significativo artista do século, o italiano Ernesto de Fiori morou em São Paulo durante os últimos nove anos de sua vida. Esta época, de intensa produção, está retratada na exposição montada pela pinacoteca no Parque, no Ibirapuera
"Ernesto de Fiori em Retrospectiva" apresenta 209 obras, a maioria pertencente a colecionadores particulares brasileiros, se estende de 1936 -quando chegou ao Brasil- a 1945 -momento de sua morte. São 126 pinturas a óleo e a guache, 40 esculturas em gesso, terracota e bronze, além de desenhos e oito caricaturas do líder nazista Adolf Hitler.
Avesso ao regime totalitarista, Fiori deixou a Alemanha com o pretexto de visitar parentes na capital paulista. O resultado dessa "rápida passagem" pelo Brasil rendeu trabalhos importantes, como a série "São Jorge e o Dragão".

ERNESTO DE FIORI EM RETROSPECTIVA - Pinacoteca - Pavilhão das Artes Pe. Manoel da Nóbrega (pq. Ibirapuera, portão 10, Ibirapuera, região sudoeste, tel. 549-8073). Ter. a dom.: 10h às 18h. Até 14/12. Ingr.: R$ 5. Estac. grátis.

Texto Anterior: Andreato adapta livro de Betinho
Próximo Texto: Garfiled ganha mostra de 20 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.