São Paulo, sábado, 25 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assembléia limita vice no poder

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Os deputados estaduais do Pará aprovaram na noite de anteontem uma lei que eliminou a obrigatoriedade de transmissão do governo do Estado ao vice para afastamentos do governador inferiores a 15 dias, desde que a viagem do titular seja feita pelo Brasil.
Pela lei aprovada pela Assembléia, a transmissão do cargo só será obrigatória para viagens ao exterior e em casos de tratamento de saúde ou interesse pessoal do governador do Estado.
Depois da crise gerada pelas medidas tomadas pelo vice-governador Hélio Gueiros Jr. (PFL), que assumiu o governo do Pará há nove dias, enquanto o titular, Almir Gabriel (PSDB), recupera-se de uma cirurgia em São Paulo, os deputados tiraram da gaveta e votaram em regime de urgência o projeto de lei do ano passado do deputado Aloísio Chaves (PTB).
"Casuísmo"
"Esse foi o casuísmo do século", afirmou o deputado João Batista (PT), que votou contra a proposta. Os outros três deputados petistas também foram contrários.
Mas a lei foi aprovada por 22 votos a favor. Cinco deputados do PMDB não votaram.
Pela lei anterior, o vice-governador assumia o cargo em qualquer afastamento do governador do Pará. A medida "preventiva", como ironizaram os deputados petistas, diminui as chances de Gueiros Jr. assumir novamente o comando do Estado.

Texto Anterior: Liminar suspende demissão
Próximo Texto: D. Eugenio retalia frei Betto por crítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.