São Paulo, sábado, 25 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amagatsu faz ritual sofisticado em "Unetsu"

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O espetáculo "Unetsu", que o grupo Sankai Juku apresenta até amanhã no teatro Sérgio Cardoso, não é somente uma obra-prima do repertório deste elenco, que representa a segunda geração da dança butô no Japão.
Com "Unetsu", o butô ganha transcendência para avançar em direção a uma identidade universal, que contém tanto o Oriente quanto o Ocidente.
Desde que o Sankai Juku se mudou para a França, em 1982, a meta de Ushio Amagatsu, diretor-coreógrafo do grupo e autor desse espetáculo, é buscar o ponto comum de diferentes culturas.
Por isso, seus espetáculos se libertaram das classificações, inserindo Amagatsu entre as personalidades especiais da dança contemporânea.
Hoje, além de possuir linguagem própria, Amagatsu também se singulariza como um diretor cênico de rara sensibilidade estética.
Com senso global do espetáculo, Amagatsu faz com que coreografia, música e iluminação ganhem pulsação única, criando imagens de grande impacto visual.
Em "Unetsu", ele desenvolve um ritual sofisticado, em que forma e conteúdo são conduzidos com igual precisão e refinamento.
Na primeira cena, a imagem invertida de um bailarino cujo corpo se reflete na água já dá as pistas da intersecção de opostos que o espetáculo promove.
No impasse entre nascimento e morte, a condição humana se expressa com criaturas imersas num mistério abissal, que ecoa por meio de símbolos elementares -como ovo, água, céu, pó.
Aos 48 anos, Amagatsu se impõe como intérprete e criador, cuja imaginação se alimenta na arqueologia humana presente em todas as civilizações.
Sua concepção de dança, baseada no equilíbrio entre tensão e relaxamento, tem o privilégio de contar atualmente com o elenco amadurecido do Sankai Juku.
Como sacerdotes de uma cerimônia em que arcaico e moderno se confundem, os integrantes do Sankai Juku envolvem a platéia num universo deslumbrante.

Espetáculo: Unetsu, com o grupo Sankai Juku
Quando: hoje, às 21h, e amanhã, às 19h
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 251-5122)
Quanto: R$ 35 e R$ 25

Texto Anterior: Onda sertaneja é reação ao rock
Próximo Texto: "O Enfermeiro" se despede de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.