São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Em busca de identidade; Molho pefelista; Farol baixo; A inveja mata; Solidariedade arenista; Confusão armada; Criatividade parlamentar; Cacique sem índio; Só se for outra; Mordomo da República; Bom de discurso; Caloteiros em apuros; Caminho seguro; Excesso nos quartéis; Um sonho a mais; A moeda sou eu

Em busca de identidade
Caciques do PSDB articulam o nome de Covas para presidir o partido. Sondado, o governador gostou da idéia. Tucanos avaliam que seria a figura ideal para se contrapor ao PFL, ao PPB e a setores do PMDB no pleito de 98.

Molho pefelista
FHC tem ouvido muito Luís Eduardo Magalhães sobre os nomes para a reforma ministerial do começo de 98. Os encontros ocorrem à noite no Alvorada.

Farol baixo
Medida do desânimo de Lula com o PT: líderes da seção paulista da legenda tiveram que gastar muita saliva para convencê-lo a participar do programa de TV do partido em São Paulo, que foi ao ar na segunda passada.

A inveja mata
Inocêncio Oliveira teme que Arraes (PSB) use o lucro da privatização de sua estatal elétrica em obras eleitorais. "Serão R$ 2 bilhões. Dá para fazer 1.000 km de estradas", calcula o pefelista.

Solidariedade arenista
A cúpula do PFL torce para que o PPB acerte antes do PMDB o ingresso na coligação de FHC. Isso diminuiria o cacife dos peemedebistas. Os pefelistas têm tido divergências fortes com o PMDB nas disputas estaduais.

Confusão armada
Certos de que será aprovado na Câmara o projeto que regulamenta a mineração em terra indígena, cerca de 1.500 garimpeiros já invadiram a reserva ianomâmi em Roraima. Mas o projeto veda o garimpo artesanal.

Criatividade parlamentar
Exemplos de emendas à Lei Pelé: Aldo Rebelo (PC do B-SP) quer proibir a ida para o exterior de jogadores com menos de cinco anos de profissionalismo, e João Paulo (PT-SP) propõe sorteio para a escolha dos juízes.

Cacique sem índio
O líder Geddel Lima tomou conta do PMDB baiano. Mas a bancada federal encolheu muito. João Almeida e Nestor Duarte estão no PSDB. E Coubert Martins seguiu Ciro Gomes (PPS).

Só se for outra
Não há a menor chance de FHC se empenhar para aprovar a reforma da Previdência. Pelo menos, em relação à proposta que está parada hoje na Câmara.

Mordomo da República
O Planalto só mantém o discurso de que é preciso votar a reforma da Previdência porque é cedo para abandoná-la publicamente. É mais conveniente que a culpa caia sobre o Congresso.

Bom de discurso
Covas, que costuma dizer que nunca barraria uma CPI na Assembléia paulista para investigar o seu governo, deveria ter uma conversa com o PSDB. Os tucanos impedem a criação de uma comissão para investigar supostas irregularidades na CDHU.

Caloteiros em apuros
Os mandados de prisão contra quem não paga pensão à ex-mulher em São Paulo passarão a ser cumpridos pelas 124 delegacias da mulher no Estado. Para evitar a solidariedade masculina entre policiais e ex-maridos.

Caminho seguro
A necessidade de imunidade contra ações judiciais do tempo em que era prefeita de São Paulo deverá pesar na opção de Luiza Erundina (PSB) entre disputar uma vaga (certa) na Câmara ou um arriscado cargo majoritário.

Excesso nos quartéis
Líderes do governo no Congresso estão pensando em uma fórmula para reduzir o efetivo das Forças Armadas. São cerca de 300 mil homens atualmente.

Um sonho a mais
Em namoro firme com ACM, pepebistas dizem que Maluf chega a sonhar com uma dupla "ideal" para 2002, caso ele vença a eleição para o governo paulista em 98. Seria cabeça de uma chapa presidencial, com Luís Eduardo Magalhães como vice.

A moeda sou eu
De Jacques Wagner (PT-BA), crítico da comissão da Câmara sobre parlamentarismo: "Esse grupo daqui a pouco vai defender a monarquia e indicar o sociólogo FHC para príncipe".

TIROTEIO
De Padre Roque (PT-PR), sobre ACM e Michel Temer pretenderem alterar os regimentos do Senado e da Câmara para acelerar as votações:
- É jogo de cena. Eles sabem que a única forma de apressar as votações é chamar o Sérgio Motta para vir ao Congresso com uma mala cheia, como fizeram na votação da reeleição.

Próximo Texto: Bola quadrada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.