São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turismo no litoral norte ganha dois novos 'points'

DA FOLHA VALE

A boa qualidade dos serviços oferecidos em Camburi e Boiçucanga por restaurantes, bares e hospedarias, e a tranquilidade das praias está provocando uma descentralização do turismo, criando novos "points" no litoral norte.
Maresias, unanimidade de jovens de classe alta e de personalidades, apesar de ainda ser o principal ponto de encontro, está começando a perder espaço.
Frequentadores da praia afirmam que o excesso de pessoas em Maresias e as consequências trazidas por isso -como problemas de trânsito e assaltos- já está sendo um fator que leva o turista a procurar um lugar mais calmo.
Essa migração nas praias de São Sebastião iniciou-se mais significativamente no final de 96, mantendo-se nas férias de julho e nos finais de semana deste ano, segundo a diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo do município, Célia Pinto, 50.
"Com a existência de restaurantes e bares de ótima qualidade em outras praias, a movimentação e o agito estão deixando de ficar concentrados em Maresias e passando para outros locais, principalmente, em Camburi e Boiçucanga."
Segundo Célia, o aumento no número de turistas nessas praias em 1996, em comparação com o verão anterior, foi de cerca de 10%. Na última temporada, aproximadamente 400 mil pessoas passaram pelas praias de São Sebastião.
A proximidade entre as praias também está favorecendo a transferência de alguns turistas. A distância entre Maresias e Boiçucanga é de 10 quilômetros e, entre Boiçucanga e Camburi, de cerca de sete quilômetros.
"O atrativo de Boiçucanga é o comércio. Além disso, tem restaurantes muito bons e com preços mais em conta que em Maresias", disse o engenheiro mecânico Luís Augusto Santos dos Santos, 27.
O bar e restaurante Cauim é considerado o ponto mais badalado de Boiçucanga. Em Camburi, a agitação está em dois locais: a casa noturna Galeão, que tem formato de barco e pista de dança, e o restaurante Manacá, que tem entre seus clientes empresários como Antonio Ermírio de Moraes e artistas como Carolina Ferraz.
O aumento do interesse dos turistas em relação a essas praias também é notado no movimento dos hotéis. "A procura cresceu tanto que hoje só temos vaga para a segunda semana de novembro. Cerca de 50% dos 31 apartamentos já foram reservados para o Ano Novo", afirmou Paulo César Borges, 28, gerente da Pousada Camburizinho, em Camburi.
A pousada terá um "anexo" em dezembro. Como a procura foi grande no último verão, em maio foi iniciada a construção de uma outra pousada, a 100 metros da primeira, com 21 apartamentos.

Texto Anterior: Carne pode transmitir bactéria resistente; Psiquiatria debate novos conceitos; Transplantado tem mais qualidade de vida; Manual orienta nas doenças ginecológicas; Extrato de planta ajuda em Alzheimer; Fertilização assistida tem curso em SP; Aparelho contaminado dissemina tuberculose
Próximo Texto: Mães mantêm-se informadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.