São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
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Trânsito em Higienópolis cresce 50%

DA REPORTAGEM LOCAL

O shopping projetado pelo grupo Plaza Paulista para Higienópolis, no centro, vai provocar um aumento de até 50% no número de veículos que rodam pela região.
O empreendimento vai ter 32 mil m2 e 1.350 vagas de estacionamento. Está sendo construído entre as avenidas Higienópolis e Angélica e as ruas Dr. Veiga Filho e Albuquerque Lins.
Área onde a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já qualifica o trânsito como "complicado". "Basta olhar como fica no pico da tarde (entre 18h e 19h)", disse Heloísa Martins, coordenadora de Pólo Gerador de Tráfego da CET.
Estudos indicam que as vias mais afetadas serão a Dr. Veiga Filho, a Angélica e a Albuquerque Lins.
Apesar de o projeto ter frente para a avenida Higienópolis, ela sofrerá um impacto menor porque não é uma via de ligação importante e, por isso, não está saturada.
A Albuquerque Lins, porém, (já saturada) receberá cerca de 500 carros a mais no pico. Segundo a CET, isso significará um aumento no tamanho das filas.
Na Dr. Veiga Filho, o aumento também será grande. Importante via de ligação entre Pacaembu e Santa Cecília, o número de carros vai passar de 1.118 para 1.677, ou seja 50% a mais. "Lá, não há muito o que fazer", disse Heloísa.
Na avenida Angélica, no trecho entre a Veiga Filho e Higienópolis (sentido Paulista), o acréscimo vai passar dos atuais 1.307 para 1.700.
O engenheiro Sérgio Sola, que deu consultoria de trânsito para o shopping, diz que pesquisas indicam que ele vai atrair principalmente moradores das vizinhanças, que frequentam outros shoppings.
Por esse raciocínio, o consumidor do bairro vai deixar de rodar até o Iguatemi e o West Plaza, por exemplo, e se dirigir ao novo shopping. "São Paulo pode estar ganhando em matéria de trânsito, porque esse consumidor vai rodar menos ou vai a pé", diz Sola.

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