São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratação tem custo alto

DA REPORTAGEM LOCAL

A explicação para o aumento da jornada de trabalho dos brasileiros, segundo especialistas consultados pela Folha, está no alto custo da contratação da mão-de-obra.
Segundo o economista José Pastore, os encargos sobre a folha de pagamento chegam a 102%, contanto férias e 13º salário.
Assim, principalmente as empresas que têm picos de produção durante o ano teriam um motivo forte para preferir pagar hora extra a contratar.
É o caso da Volkswagen, que prevê a produção de 248 mil carros Gol e Parati até o fim do ano, na unidade de Taubaté (134 km a nordeste de São Paulo).
Para isso, foi instituído em setembro um programa no qual os funcionários trabalham seis horas aos sábados, com um chamariz: são sorteados modelos Gol 1.000. A diretoria da empresa não quis falar sobre o programa.
Mas há indústrias que vêem com maus olhos o trabalho excessivo. Para a General Motors, por exemplo, o recurso das horas extras é inadequado.
"O trabalhador merece descanso. Além disso, a longo prazo, o trabalho em excesso tolhe a produtividade", diz Antônio de Alcântara, 63, gerente da assessoria trabalhista e de relações sindicais.
Segundo o economista José Márcio Camargo, da PUC-Rio, a solução para aumentar postos de trabalho e evitar que as empresas recorram às horas extras para produzir mais é flexibilizar as regras para contratação de mão-de-obra.

Texto Anterior: Brasileiro trabalha mais nos anos 90
Próximo Texto: Tendência é reduzir a jornada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.