São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado de São Paulo abriga maioria dos 'exilados'

DA REPORTAGEM LOCAL

Os jogadores podem ter deixado o São Paulo, mas não saíram de São Paulo. O Estado concentra 17 dos 54 ex-jogadores da equipe. Se a conta englobar todo o Sudeste, o número chega a 33 -9 estão em Minas Gerais, e outros 7, no Rio de Janeiro.
O Santos é quem mais usa os ex-empregados do Morumbi, seis. São eles: Alexandre, Caio, Macedo, Muller, Ronaldão e Zetti. Depois vêm os dois times de Minas Gerais que disputam a Série A do Brasileiro: Cruzeiro e Atlético, com cinco e quatro jogadores ex-são-paulinos, respectivamente.
Como o Santos, os outros times grandes paulistas contam em seus elencos com pelo menos um "exilado".
O Corinthians tem três (André, Antônio Carlos e Neto), assim como a Lusa (Aílton, Edinho e Tico). No Palmeiras, apenas o atacante Euller já defendeu o time do Morumbi.
Outros nove estão "solitários" em seus atuais clubes, como Euller: Uéslei (Vitória), Válber (Vasco), Paulo César (União), Luiz Muller (Sport), Sandoval (Inter), Pedro Luiz (Bragantino), Júnior Baiano (Flamengo), Betinho (Goiás) e Marcos Adriano (Bahia).
A região Sul é a segunda em quantidade de ex-são-paulinos. São 15, divididos entre o Paraná (Coritiba, Atlético e Paraná) e o Rio Grande do Sul (Inter, Grêmio e Juventude)
No meio
Já na geografia da tabela, até o início da rodada deste final de semana o bloco intermediário concentrava a maioria dos jogadores que já passaram pelo Morumbi.
Se a primeira fase tivesse terminado na sexta-feira, haveria 18 ex-são-paulinos nos times que passariam para a próxima fase. Na outra extremidade (os oito últimos colocados na tabela), jogam 11 atletas que já vestiram a camisa do São Paulo.
Ataque
Nos números, os 54 seriam suficientes para formar quase cinco times completos. Mas sobrariam atacantes (15, ao todo) e faltariam goleiros -Zetti é o único da lista.
Atlético-MG e Santos têm três atacantes ex-são-paulinos cada um. Juntos, eles marcaram 39 gols. Até o jogo de hoje, o artilheiro da competição, Edmundo (Vasco), marcou 20.
Depois dos atacantes, vêm laterais (11), seguidos pelos meias (10), zagueiros (9) e volantes (8).

Texto Anterior: Equipe poupa três jogadores
Próximo Texto: Time de Goiânia utiliza praça pública para realizar treinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.