São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patrimônio histórico; A missão; Entrevista; Imprensa; Churrasco no futebol; Promessa de Covas; Candidatura ameaçada; Saúde; Ferrovias; ISO 9002

Patrimônio histórico
"No dia 20, a Folha publicou reportagem sobre a iniciativa do Ministério Público Federal intimando-me a esclarecer supostas irregularidades no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O assunto foi já anteriormente apurado em inquérito administrativo, que concluiu não ter havido procedimento incorreto, benefícios nem beneficiados, ou recursos públicos envolvidos.
A ação civil proposta pelo Ministério Público Federal se destina a apurar, novamente, as mesmas denúncias anteriormente afastadas pelo inquérito administrativo. As conclusões apresentadas pelo procurador serão devidamente apreciadas pelo juiz federal que detém a competência para proferir julgamentos.
Os esclarecimentos sobre minha conduta à frente do cargo que ocupo foram apresentados na referida ação, sendo certo que mais uma vez conduzirão ao mesmo desfecho do procedimento administrativo.
Contudo, além do estudo preliminar para o parque Lage, do qual não participei, a reportagem se refere a importantes projetos arquitetônicos efetivamente realizados por mim antes de assumir o cargo de presidente do Iphan.
Há muitos outros dos quais também me orgulho. Meus trabalhos são conhecidos, estão publicados em revistas especializadas, nacionais e internacionais. Sou autor de projetos realizados aqui e no exterior. Minhas atividades de arquiteto, desde principiante, integrado à equipe dos projetos para a construção de Brasília, e também como professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, credenciam-me a ocupar o lugar para o qual fui convocado.
Espero que meus trabalhos de arquitetura, realizados ao longo de mais de 30 anos -alguns selecionados em concursos nacionais-, não sejam invocados senão a favor do reconhecimento de meu esforço paciente, seriedade e competência."
Glauco Campello, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Sergio Torres - Como diz a reportagem, apesar de haver parecer técnico responsabilizando-lhe, Campello foi inocentado no procedimento administrativo do Ministério da Cultura. A conclusão ministerial não foi considerada pelo Ministério Público Federal, que denunciou o presidente do Iphan à Justiça. Campello é réu em processo da 23ª Vara Federal do Rio.

A missão
"A grande imprensa elegeu ACM o novo paladino da moralidade nacional. Esse mandachuva baiano, que não seria eleito nem para vereador em São Paulo, parece que acredita na sua nova missão. Ele está querendo dar ordem ao presidente da Câmara, Michel Temer, ditando normas e procedimentos na votação da antipática reforma da previdência."
Jader Eduardo Ferreira (Ribeirão Preto, SP)

Entrevista
"No domingo, em entrevista a Boris Casoy em seu programa 'Passando a Limpo', na TV Record, o diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, com a mesma postura de um experiente político, desvencilhou esse jornal das empresas com as quais mantém sociedade, por mais duvidosas que elas possam ser. Ainda explicou por que da manutenção do jornal 'Notícias Populares'.
Acho que, em primeiro lugar, antes mesmo do que qualquer político ou governante, é obrigação das empresas de comunicação se absterem de participar de qualquer negócio, direta ou indiretamente, que dependa de concessão pública, por terem elas, voluntariamente, se arrogado ao direito, mas nem sempre ao dever, de defender a sociedade contra os erros políticos e governamentais, impondo-nos, em muitíssimos casos, opiniões tendenciosas e a desinformação."
José Gil Marcondes (Ribeirão Preto, SP)

Imprensa
"Faço parte daquele grupo de pessoas que acha que a imprensa tem de ser livre de ponta a ponta. Porém, nesse quiproquó todo, um fato me chama a atenção: por que tanta celeuma pela liberdade de imprensa, se tal prerrogativa só é utilizada por alguns órgãos quando lhes convêm comercial e politicamente?"
Aniloel dos Santos (Cuiabá, MT)

Churrasco no futebol
"A Folha deveria investigar este lobby do sr. Ricardo Teixeira com os deputados para votarem contra o projeto da lei Pelé. Deve estar "correndo algum por fora", pois é muito churrasco, almoço. O dinheiro vem de onde? Será do caixa dois? Será a compra de votos outra vez?"
Robson Rodrigues de Oliveira (São Paulo, SP)

Promessa de Covas
"Parece que a única promessa de governo que o sr. Covas cumprirá é a de não se candidatar a um segundo mandato, evitando, assim, uma fragorosa derrota nas urnas. Por tudo aquilo que deixou de fazer durante seu governo, não lhe sobrou outra opção neste momento senão cumprir, até o final, essa melancólica e derradeira promessa, que põe fim à sua carreira política."
Alberto Murray Neto (São Paulo, SP)

Candidatura ameaçada
"É profundamente lamentável e decepcionante para os leitores da Folha no Ceará, e creio que para o resto do Brasil, ver que o nosso jornal predileto está no jogo barato de tentar esvaziar a candidatura Ciro Gomes à Presidência. O jornal insinua que Ciro tenha cometido irregularidade e promovido benesses para parentes e amigos. Uma mentira escabrosa. Muitos já vasculharam e não acharam nada."
Adauto Leitão de Araujo Jr. (Fortaleza, CE)

Saúde
"A falta de insulina nos postos de saúde de São Paulo é preocupante, especialmente para os diabéticos do tipo 1, insulino-dependentes, que incluem as crianças e os jovens."
Mário Negreiros dos Anjos, da Sociedade Brasileira de Diabetes (Niterói, RJ)

Ferrovias
"Qual a razão de acabarem com o sistema ferroviário, se é o meio mais seguro e mais barato? O que fazem os grandes deputados que não acordam para esse meio de transporte que dá vazão a produção agrícola dos Estados?"
Jayro Sguossalio (Casa Branca, SP)

ISO 9002
"Parabéns à Folha pela conquista do certificado ISO 9002. Sucesso."
José Barbosa Coelho, secretário da Indústria, Comércio e Abastecimento de Osasco (Osasco, SP)

Texto Anterior: A ciência e a reforma do Estado
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.