São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997
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CARTAS

* "Gostaria de saber quando, onde e quanto custará o ingresso do Salão das Duas Rodas."
Celso Aranha Oliveira (e-mail)
Resposta
O Salão das Duas Rodas acontecerá no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de novembro, das 14h às 22h. O ingresso custará R$ 10. Tel. (011) 871-2100.

* "Em julho, comprei um Fiesta 1.3 na revenda Clássica. Paguei R$ 13,49 mil. Ao receber o carro, soube que ele foi faturado pela revenda Souza Ramos com valor de R$ 13 mil. Tal prática é caracterizada como cobrança de ágio, o que é inadmissível. Além disso, em setembro, o carro começou a apresentar ruído na direção, e o problema não foi sanado na revisão dos 2.500 Km".
Valéria Márcia Ferreira (Belo Horizonte, MG)
Resposta
A Ford informou que a questão financeira apontada pela cliente foi sanada pela Clássica. A montadora disse ainda que o carro foi atendido pela mesma revenda, com acompanhamento de um de seus engenheiros de serviço, e entregue em perfeitas condições de uso e funcionamento.

A Folha contatou a leitora e foi informada de que houve a devolução da quantia solicitada, mas o ruído na caixa de direção aumentou depois que o veículo saiu da concessionária.

* "Em março, comprei um Palio 16V na concessionária Pirâmide. Com seis meses de uso, o carro já teve dois motores trocados, além das substituições do velocímetro, da barra estabilizadora, da caixa de direção e das bronzinas. O serviço de atendimento ao cliente não liga de volta, e o carro passa mais tempo na revenda do que em casa. Quero saber como proceder com o término da garantia."
Neusa Aparecida Maia (São Bernardo do Campo, SP)
Resposta
A Fiat disse que o serviço foi realizado pela Pirâmide, com supervisão de um de seus representantes técnicos. Segundo a montadora, o carro foi entregue à cliente, no dia 15 de agosto, em condições normais de funcionamento.

Em contato com a leitora, a Folha foi informada de que, depois do dia 15 de agosto, o carro já esteve mais quatro vezes na revenda. Segundo Neusa, a Fiat estendeu a garantia do carro por mais um ano, mas não consegue resolver o problema dos estalos na direção.

* "Adquiri um Escort GLX, em agosto, na concessionária Horizonte. Logo depois da compra, pude constatar que o modelo não tem luz no porta-luvas. Descontente, liguei para o atendimento ao cliente da montadora e fui informado de que a luz havia sido retirada dos modelos a partir de julho para diminuir os custos de fabricação do carro."
Nilton da Silva Oliveira Junior (Mogi das Cruzes, SP)
Resposta
A Ford disse que, devido a questões mercadológicas, com o objetivo de tornar o modelo mais competitivo entre seus concorrentes, o Escort ano/modelo 98 não é equipado com esse item.

* "Gostaria de saber se está prevista alguma alteração no modelo 98 do Santana."
Fábio Mendes (São Paulo, SP)
Resposta
O Santana 98 ganhou novas opções de cores externas, além de receber grade do radiador pintada na cor do veículo, painel de instrumentos com fundo branco e volante esportivo.

* "Comprei uma Parati CL 1.8, em agosto. Logo percebi que, ao atingir um determinado giro do motor, é sensível uma vibração no carro. Duas revendas constataram o defeito e disseram que 'algumas Parati eram assim mesmo'. Liguei para o escritório regional da montadora, e o técnico do setor de assistência disse que o defeito já havia sido detectado em um lote da Parati, mas que a fábrica ainda não tinha posição sobre o assunto."
João Carvalho Pereira (Belo Horizonte, MG)
Resposta
A Volkswagen informou que o caso já foi devidamente solucionado e o veículo, entregue ao cliente em condições normais de uso.

O leitor disse à Folha que o carro precisou ficar um mês na revenda. Pereira disse ainda que ficou decepcionado com o atendimento recebido na central de serviço ao cliente da montadora.

* "Gostaria de saber quantos Mustang e Calibra já foram importados e quantos Mustang possuem motor V8 e V6. Quero saber também se o motor que equipa o Kadett GLS 2.0 mpfi é o mesmo que equipa a versão GSi."
Silvio Romano (Rio de Janeiro, RJ)
Resposta
A Ford não importa o modelo Mustang. Esse carro chega ao país por importadores independentes e, portanto, não há estatística precisa do número de unidades que rodam no Brasil. A General Motors importou e vendeu 1.652 unidades do Calibra no período entre novembro de 93 e janeiro de 96. O motor do Kadett GLS 2.0 mpfi é basicamente o mesmo que equipa a versão GSI. A diferença está no sistema de injeção eletrônica e nos equipamentos que controlam a emissão de poluentes. Por esse motivo o carro perdeu 11 cv.

* "Tenho uma Saveiro equipada com kit turbo. Quero saber se a legislação brasileira proíbe essa alteração no motor dos veículos."
Roberto Guimarães (Taubaté, SP)
Resposta
A instalação do turbo não é considerada alteração de característica do carro, que é proibida por lei, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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