São Paulo, domingo, 26 de outubro de 1997 |
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CARTAS * "Gostaria de saber quando, onde e quanto custará o ingresso do Salão das Duas Rodas." Celso Aranha Oliveira (e-mail) Resposta O Salão das Duas Rodas acontecerá no Anhembi, em São Paulo, entre os dias 24 e 30 de novembro, das 14h às 22h. O ingresso custará R$ 10. Tel. (011) 871-2100. * "Em julho, comprei um Fiesta 1.3 na revenda Clássica. Paguei R$ 13,49 mil. Ao receber o carro, soube que ele foi faturado pela revenda Souza Ramos com valor de R$ 13 mil. Tal prática é caracterizada como cobrança de ágio, o que é inadmissível. Além disso, em setembro, o carro começou a apresentar ruído na direção, e o problema não foi sanado na revisão dos 2.500 Km". Valéria Márcia Ferreira (Belo Horizonte, MG) Resposta A Ford informou que a questão financeira apontada pela cliente foi sanada pela Clássica. A montadora disse ainda que o carro foi atendido pela mesma revenda, com acompanhamento de um de seus engenheiros de serviço, e entregue em perfeitas condições de uso e funcionamento. A Folha contatou a leitora e foi informada de que houve a devolução da quantia solicitada, mas o ruído na caixa de direção aumentou depois que o veículo saiu da concessionária. * "Em março, comprei um Palio 16V na concessionária Pirâmide. Com seis meses de uso, o carro já teve dois motores trocados, além das substituições do velocímetro, da barra estabilizadora, da caixa de direção e das bronzinas. O serviço de atendimento ao cliente não liga de volta, e o carro passa mais tempo na revenda do que em casa. Quero saber como proceder com o término da garantia." Neusa Aparecida Maia (São Bernardo do Campo, SP) Resposta A Fiat disse que o serviço foi realizado pela Pirâmide, com supervisão de um de seus representantes técnicos. Segundo a montadora, o carro foi entregue à cliente, no dia 15 de agosto, em condições normais de funcionamento. Em contato com a leitora, a Folha foi informada de que, depois do dia 15 de agosto, o carro já esteve mais quatro vezes na revenda. Segundo Neusa, a Fiat estendeu a garantia do carro por mais um ano, mas não consegue resolver o problema dos estalos na direção. * "Adquiri um Escort GLX, em agosto, na concessionária Horizonte. Logo depois da compra, pude constatar que o modelo não tem luz no porta-luvas. Descontente, liguei para o atendimento ao cliente da montadora e fui informado de que a luz havia sido retirada dos modelos a partir de julho para diminuir os custos de fabricação do carro." Nilton da Silva Oliveira Junior (Mogi das Cruzes, SP) Resposta A Ford disse que, devido a questões mercadológicas, com o objetivo de tornar o modelo mais competitivo entre seus concorrentes, o Escort ano/modelo 98 não é equipado com esse item. * "Gostaria de saber se está prevista alguma alteração no modelo 98 do Santana." Fábio Mendes (São Paulo, SP) Resposta O Santana 98 ganhou novas opções de cores externas, além de receber grade do radiador pintada na cor do veículo, painel de instrumentos com fundo branco e volante esportivo. * "Comprei uma Parati CL 1.8, em agosto. Logo percebi que, ao atingir um determinado giro do motor, é sensível uma vibração no carro. Duas revendas constataram o defeito e disseram que 'algumas Parati eram assim mesmo'. Liguei para o escritório regional da montadora, e o técnico do setor de assistência disse que o defeito já havia sido detectado em um lote da Parati, mas que a fábrica ainda não tinha posição sobre o assunto." João Carvalho Pereira (Belo Horizonte, MG) Resposta A Volkswagen informou que o caso já foi devidamente solucionado e o veículo, entregue ao cliente em condições normais de uso. O leitor disse à Folha que o carro precisou ficar um mês na revenda. Pereira disse ainda que ficou decepcionado com o atendimento recebido na central de serviço ao cliente da montadora. * "Gostaria de saber quantos Mustang e Calibra já foram importados e quantos Mustang possuem motor V8 e V6. Quero saber também se o motor que equipa o Kadett GLS 2.0 mpfi é o mesmo que equipa a versão GSi." Silvio Romano (Rio de Janeiro, RJ) Resposta A Ford não importa o modelo Mustang. Esse carro chega ao país por importadores independentes e, portanto, não há estatística precisa do número de unidades que rodam no Brasil. A General Motors importou e vendeu 1.652 unidades do Calibra no período entre novembro de 93 e janeiro de 96. O motor do Kadett GLS 2.0 mpfi é basicamente o mesmo que equipa a versão GSI. A diferença está no sistema de injeção eletrônica e nos equipamentos que controlam a emissão de poluentes. Por esse motivo o carro perdeu 11 cv. * "Tenho uma Saveiro equipada com kit turbo. Quero saber se a legislação brasileira proíbe essa alteração no motor dos veículos." Roberto Guimarães (Taubaté, SP) Resposta A instalação do turbo não é considerada alteração de característica do carro, que é proibida por lei, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Marca terá kit turbo para o Musso por US$ 1.300 Próximo Texto: Vendas de motos estão superaquecidas Índice |
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