São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pirenópolis é refugio

DO ENVIADO ESPECIAL

A cidade histórica de Pirenópolis é famosa na região por sua história e por suas cachoeiras. É o destino de brasilienses e goianos que nos feriados fogem da agitação urbana.
O porta-voz da Presidência, Sergio Amaral, tem há 15 anos uma casa na cidade. Foi ele quem apresentou Pirenópolis a FHC e aos ministros do governo. "Sergio Amaral, filho dileto", dizia uma das faixas penduradas ontem na cidade.
FHC esteve ontem pela terceira vez na cidade desde que assumiu a Presidência.
O governo está restaurando na cidade a igreja de Nossa Senhora do Rosário. Com 261 anos, o prédio é a maior construção em taipa de pilão do Centro-Oeste.
Haverá também recursos federais para a reforma do antigo teatro da cidade.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1988, Pirenópolis tem 270 anos e 15 mil habitantes. A cidade foi fundada pelos bandeirantes com o nome de Nossa Senhora do Rosário da Meia Ponte e viveu, até o século 19, da extração do ouro.
Instalada em meio ao cerrado, com arquitetura colonial, ruas de pedra e fachadas do século 18, Pirenópolis ganhou o nome em 1890 por estar na base da Serra dos Pireneus, que atinge 1.385 metros de altitude.

Texto Anterior: FHC ensaia campanha no fim-de-semana
Próximo Texto: Motta diz que quadro eleitoral é "tedioso"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.