São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depressão vem de família

DA REPORTAGEM LOCAL

A estrutura familiar e o suporte dos pais influem na personalidade da adolescente e são fatores contribuintes para o aparecimento de sintomas clínicos da depressão. É o que tentou mostrar a tese de mestrado de Makilim Nunes Baptista, 27.
Baptista aplicou um inventário para diagnóstico de depressão em 113 meninas de um colégio.
"Escolhi adolescentes do sexo feminino porque o índice de depressão em mulheres, em relação a homens, é de dois para um."
Com os resultados, formou um grupo com meninas que apresentaram sintomas clinicamente significativos de depressão e outro com adolescentes sem o sintoma.
A partir daí, Baptista aplicou um inventário americano, que avalia as estruturas familiares em relação a carinho, indiferença, superproteção e permissão para autonomia.
Também participaram da pesquisa as mães das adolescentes, que responderam a questões sobre o suporte que ofereciam às filhas, bem como o suporte de seus maridos às filhas.
As conclusões dos questionários, comparando os resultados dos dois grupos, mostraram que as adolescentes depressivas recebiam menos carinho do pai e da mãe.
As mães das adolescentes depressivas tenderam a se achar mais superprotetoras (impedindo a autonomia das filhas). Elas tenderam a achar seus maridos mais indiferentes que as mães do grupo de meninas sem depressão.
"Já é comprovado que a família tem influência na personalidade do adolescente. Quis mostrar que a depressão também pode surgir daí. Minha tese mostrou que realmente há uma diferença na estrutura familiar entre os dois grupos. Mas não podemos generalizar. Para tanto, precisaríamos de estudos com amostras maiores."

Texto Anterior: Para que exemplos?
Próximo Texto: Governo quer US$ 90 mi para floresta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.