São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade de MG vai reformar estação

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A cidade de Guaranésia (MG) vai transformar toda a antiga estação de 5.000 m2 da Fepasa em um espaço cultural em 98. O município, localizado 560 km ao norte de Belo Horizonte, era servido até 1982 pela antiga linha de trem Mogiana.
Atualmente, a estação está abandonada. A prefeitura tombou o prédio e já está em negociação com a Fepasa para a reforma. O local será transformado em museu e terá também sala de vídeo, área de lazer, biblioteca e centro de arte.
"Pretendemos preservar a memória ferroviária e conservar o patrimônio público", afirmou o prefeito Sebastião Pinheiro (PSDB).
"Com a recuperação, Guaranésia (18 mil habitantes), passará a ter um espaço cultural", disse.
Em São Paulo, parte da estação Júlio Prestes (região central), será transformada em espaço cultural.
Um salão contíguo à estação abrigará a sede da Orquestra Sinfônica do Estado. A Secretaria Estadual de Cultura herdou o prédio.
Segundo Emanuel von Lauenstein Massarani, o presidente Fernando Henrique Cardoso vai estar presente, no próximo dia 5, à cerimônia de reinauguração da torre do relógio, que foi reformada.
Segundo Massarani, cinco museus serão criados para representar as cinco linhas que depois ganharam o nome de Fepasa (Ferrovia Paulista S/A.).
As linhas eram da Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Mogiana, Companhia Paulista, Estrada de Ferro Araraquarense e São Paulo Minas.

Texto Anterior: Galpões da Fepasa se tornam museus
Próximo Texto: Caminhada reúne 2.500 jovens no centro de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.