São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

Disputa pela Conepar fica mais acirrada

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O interesse pela Conepar (Companhia Nordeste de Participações), uma holding de participações no setor petroquímico que pertencia ao antigo grupo Econômico, é mais um sinal da disputa das empresas por um posicionamento estratégico dentro do setor.
A Conepar, depois da intervenção do Banco Central (BC) no grupo Econômico, será leiloada até o final de dezembro.
O processo de venda está sendo conduzido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O consórcio privado contratado pelo BNDES para fazer a avaliação financeira da Conepar e modelar a venda já havia recebido 22 manifestações oficiais de interesse na holding.
No entanto o processo foi tumultuado na semana passada quando a Odebrecht e o grupo Ultra anunciaram que tinham adquirido o direito de preferência sobre as ações do grupo Econômico na Conepar.
As duas empresas compraram esse direito de preferência em setembro de 1995 do Banco American Express, que tem 36% do capital votante da Conepar.
O BNDES vai tentar garantir a realização do leilão sem que haja preferência, argumentando que o exercício desse direito está limitado a 49% do capital da Conepar, segundo um acordo de acionistas da holding.
Odebrecht e grupo Ultra, entretanto, afirmam que a limitação só é válida se o direito de preferência fosse exercido por uma empresa estrangeira, como era o caso do Banco American Express.
O controle acionário da Conepar garante aos principais grupos petroquímicos do país, indiretamente, o controle da Copene, a maior central petroquímica do Brasil.
Segundo apurou a Folha , o Odebrecht começou a negociar a compra do direito de preferência do Banco American Express antes mesmo da intervenção o BC no grupo Econômico.
O negócio foi fechado diretamente pela equipe de Emílio Odebrecht em Nova York, sede do Banco American Express.
O acordo foi criticado duramente pela Dow, que pode deixar de disputar o leilão da Conepar caso a preferência seja mantida para um dos interessados.
(ME)

Texto Anterior: Área petroquímica tende a se concentrar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.