São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão tropeça e classifica Coréia do Sul

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao empatar em 1 a 1 com os Emirados Árabes Unidos, ontem, em Tóquio, pelas eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 98, o Japão não só complicou suas chances de ir ao Mundial como também classificou a rival Coréia do Sul.
A seleção sul-coreana, na condição de campeões do Grupo B, são os primeiros asiáticos matematicamente garantidos na França.
A Coréia do Sul, que vai assim a sua quinta Copa do Mundo (a quarta seguida), tem 16 pontos. Os Emirados Árabes chegaram ontem a 8 pontos e mantiveram um de vantagem sobre o Japão, país que jamais disputou um Mundial.
No sábado, o Uzbequistão goleou o Cazaquistão por 4 a 0. Os dois times, com cinco e seis pontos respectivamente, dependem de uma improvável combinação de resultados para se classificar.
Segundo o regulamento das eliminatórias asiáticas, os campeões de cada grupo desta fase final avançam diretamente à Copa.
Os segundos colocados de cada grupo fazem uma repescagem, em campo neutro (Malásia ou Bahrein), para definir quem fica com a terceira vaga do continente.
O perdedor do confronto ainda pode tentar a sorte em outra repescagem, contra a Austrália. Serão jogos de ida e volta contra a campeã da Oceania, que terá a vantagem de decidir em casa.
No Grupo A, a liderança está com o Irã, seleção que soma 11 pontos e que tem como auxiliar-técnico o brasileiro Badu Vieira. A Arábia Saudita é vice-líder, com 10 pontos. Kuait e China, ainda na briga por uma vaga, têm sete pontos. O "lanterninha" da chave é o Qatar, que possui quatro.
A próxima rodada do Grupo A acontece na próxima sexta-feira. A China enfrenta o Qatar, e o Irã joga contra o Kuait.
O fracasso
O atacante brasileiro naturalizado japonês Wagner Lopes foi o autor do gol do Japão, marcado logo no terceiro minuto de jogo. O time japonês criou outras chances, mas errou muito nas finalizações.
No próximo sábado, os japoneses vão enfrentar a Coréia do Sul, em Seul. Se perderem e os Emirados Árabes vencerem o Uzbequistão, estarão eliminados.
Na última rodada, o Japão vai receber em Tóquio o Cazaquistão. Os Emirados Árabes jogarão em casa contra a Coréia do Sul.
Japoneses e sul-coreanos, como organizadores, já estão garantidos no Mundial de 2002, o primeiro a ser disputado na Ásia e também o primeiro do século 21.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Criciúma; Vasco
Próximo Texto: Maradona volta a jogar e faz antidoping
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.