São Paulo, segunda-feira, 27 de outubro de 1997
Texto Anterior | Índice

GLOSSÁRIO 2

Additional Endorsement/Restrictions (endossos/restrições adicionais) - É uma continuação do campo "endorsement/restrictions". Nos bilhetes domésticos esse espaço é preenchido com a frase "válido apenas para transporte doméstico" ou "valid only national".

Equivalent fare paid (tarifa equivalente paga) - No bilhete nacional, esse espaço fica em branco. No internacional, é colocado o valor da tarifa dividida pelo ROE (ver mais detalhes abaixo no campo "Total fare calculation").

Tax (taxa) - Nesses campos são colocados os valores das taxas de embarque cobradas em cada aeroporto que o passageiro desembarca.

Form of Payment (forma de pagamento) - É preenchido com uma sigla que identifica a forma de pagamento: à vista, faturado, com cartão de crédito etc. Veja algumas dessas siglas no quadro acima.

CNP/Airline Code/Form/Serial Number/CK - Nesse espaço está o número do bilhete, que é dividido da seguinte maneira: os três primeiros algarismos correspondem ao número de inscrição da companhia aérea na Iata; os quatro números seguintes são da agência geral ou companhia aérea que emitiu o bilhete; os seguintes (exceto o último) correspondem ao número do bilhete propriamente dito; o último número é de um código que facilita a verificação das passagens roubadas.

Tabela à esquerda do bilhete - É chamada de costela do bilhete. Algumas passagens não possuem esse campo. Ali é colocado o passo a passo de como o preço final foi elaborado, como uma planilha de cálculo.

From/to (de/para) - Em cada linha é colocada a sigla do trecho da viagem. Exemplo: São Paulo, fica como SAO, Londres LON, e assim por diante.

Carr (sigla de carrier, a companhia aérea) - É colocada a sigla Iata de duas letras da companhia aérea (ver tabela acima com as principais siglas). No bilhete nacional está escrito "transp", de transportadora.

Fare calculation (cálculo da tarifa) - Na frente da sigla da cidade onde o passageiro vai desembarcar é preenchido o valor do trecho a ser voado.

Total fare calculation (tarifa total calculada) - Soma de todos os trechos da tarifa. Antes do valor é colocada a sigla NUC (de neutral unit currency, unidade neutra de moeda), que vale como base de referência.
Nos bilhetes internacionais, calculados com moeda estrangeira, é colocada em alguma das linhas finais "ROE 1.00". ROE (sigla de rate of exchange, valor de câmbio) é a taxa neutra de variação, para efeito de cálculo da moeda local. No caso do Brasil, é dividido pelo número 1 porque o cálculo das passagens aéreas internacionais e o preço final são feitos em dólar. Em países, como a França, o número é diferente, e o resultado final da divisão é o valor do bilhete convertido em francos franceses, a moeda local.

Fare (tarifa) - É colocado o valor da tarifa mais a sigla da moeda que o valor corresponde. No Brasil as siglas usadas são USD (dólares norte-americanos) e BRL (reais brasileiros).

Total - É preenchido o preço total a ser pago, que corresponde à soma do valor do bilhete mais as taxas de embarque.

Texto Anterior: GLOSSÁRIO 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.