São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juízes fazem crítica a Congresso e governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Juízes fazem crítica Congresso e governo
Juízes reunidos em Recife acusaram "setores" do governo e do Congresso de promover "ações orquestradas" para desprestigiar o Poder Judiciário, em carta aprovada ontem, no encerramento de um encontro de mil magistrados.
No documento chamado "Carta do Recife", eles defendem a preservação da própria aposentadoria integral, ameaçada pela reforma da Previdência, e sugerem prática de despotismo no governo.
"O despotismo disfarçado pela retórica certamente levará à frustração dos anseios coletivos pelo comprometimento da independência dos juízes", diz a carta.
A responsabilidade pela crise do Judiciário, particularmente o acúmulo de processos, é dividida com o Executivo.
O governo também é acusado, indiretamente, de descumprir a Constituição e abusar da edição de medidas provisórias e, dessa forma, contribuir para a explosão da demanda judicial.
O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), discorda da carta.
"No que depender da Câmara, o Poder Judiciário será sempre prestigiado, e os predicamentos da magistratura, enaltecidos", afirmou Temer, por intermédio de sua assessoria.
A assessoria do Palácio do Planalto informou que o governo não comentaria as críticas dos juízes.

Texto Anterior: Fernando Henrique defende revisão constitucional em 99
Próximo Texto: Corte no Orçamento provoca reclamação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.