São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como foi feita a pesquisa

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Os procedimentos da pesquisa realizada pelo Nepad (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas) foram explicados previamente aos alunos.
Os estudantes tiveram a garantia do anonimato, além da ausência de funcionários da escola durante a aplicação do questionário.
A pesquisa levou dois anos para ser concluída. Na primeira fase, em 96, os questionários foram distribuídos em escolas das zonas norte e sul do Rio. Neste ano, foram questionados estudantes de escolas da zona oeste da cidade.
As revelações sobre a sexualidade de crianças e adolescentes surgiram em meio a informações sobre o consumo de drogas, objetivo principal do trabalho do Nepad.
O questionário aplicado aos estudantes foi do tipo fechado (múltipla escolha) de autopreenchimento. A análise dos dados foi feita pelos médicos Paulo Roberto Dias e Elson Lima, do Setor de Epidemiologia e Estatística Médica do Nepad. Participaram a coordenadora do Centro de Referência, Zélia Caldeira, e a diretora do Nepad, Maria Thereza de Aquino.
(ST)

Texto Anterior: 'Veterano' tem 14 anos
Próximo Texto: SP tem dado divergente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.