São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Companheiro' concorre a vaga no Oscar

PAULO NAVES

PAULO NAVES; DENISE MOTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"O Que É Isso, Companheiro?" foi escolhido ontem como o representante do cinema brasileiro para concorrer a uma das cinco vagas na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro. A obra de Bruno Barreto vai competir com cerca de 60 longas-metragens de diversos países a um lugar na lista final da Academia de Artes e Ciências de Hollywood.
Ele foi escolhido com unanimidade por uma comissão julgadora nomeada pelo Ministério da Cultura: Nelson Pereira dos Santos, Hector Babenco, Roberto Faria, Rubens Ewald Filho e Rui Solberg.
Para a comissão, "O Que É Isso, Companheiro?" tem as melhores chances de chegar à indicação por causa de sua temática e de sua distribuição no mercado americano.
Com a participação de atores do Brasil e dos EUA, o filme conta a história do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick por guerrilheiros, durante o regime militar no Rio de Janeiro em 1969. A produção é da LC Barreto, a mesma do concorrente indicado em 95 -"O Quatrilho".
"O Que É Isso, Companheiro?" já tem título em inglês: "Four Days in September" (Quatro Dias em Setembro). A distribuição no mercado norte-americano está garantida pela Miramax.
"O importante é ter distribuição. Ninguém está discutindo linguagem estética, roteiro, nada.", disse Roberto Faria. "Estamos dando um combustível para o foguete entrar em órbita. Se ele vai chegar lá, não sabemos."
Para Hector Babenco, é necessário que o cinema brasileiro volte a fazer filmes que agradem o público. "Não estamos sonhando com uma mulher que nunca comemos", disse Babenco. "A gente já dançou esse Carnaval."
"Agora querem voltar ao baile", respondeu o ministro da Cultura, Francisco Weffort.
"Não foi um concurso para escolher o melhor filme brasileiro, mas sim o mais adequado para uma competição como o Oscar, disse Luiz Carlos Barreto, 69, produtor do filme.

Colaborou DENISE MOTA, da Redação

Texto Anterior: Senado aprova, em votação simbólica, certidão gratuita
Próximo Texto: Faustão e Gugu se encontram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.