São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sai relação candidato/vaga

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Medicina, com 117,98 candidatos disputando cada vaga, é o curso mais procurado no concurso da Unesp (Universidade Estadual Paulista) 98, o segundo maior vestibular do país, atrás da Fuvest.
Também é o curso com a maior relação candidato/vaga entre todos os vestibulares do país.
Um total de 72,477 mil candidatos (um aumento de 14,7% em relação ao último exame) disputam 4.683 vagas em 119 cursos oferecidos pela Unesp.
Segundo o diretor acadêmico do vestibular da Unesp Fernando Dagnoni Prado, o aumento na procura por medicina e pela área de humanas -cerca de 30% maior que no exame anterior- se deve à saturação do mercado em São Paulo.
"No interior, onde fica boa parte dos cursos da Unesp, há maior demanda por profissionais liberais, como médicos, fisioterapeutas e advogados", diz Prado.
O curso com maior aumento na concorrência é o de direito matutino em Franca. Este ano, a relação candidato/vaga é 66,08. A do vestibular passado foi 44,02.
Entre os inscritos no vestibular, cerca de 75% são do interior e de outros Estados. O número de candidatos cresceu 15,8% no interior e 11,6% em São Paulo.
Além do fenômeno da "interiorização", registrou-se maior procura pelos cursos noturnos.
Segundo Prado, o aumento mostra que a reitoria da Unesp agiu certo ao investir no aumento de vagas nos cursos noturnos. "É uma forma de não sacrificar a vida profissional dos alunos", diz.
Os exames serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de dezembro na cidade onde foi entregue a ficha de inscrição. O candidato recebe o cartão de convocação pelo correio entre os dias 4 e 5 de novembro.
Mais informações no Disque Vunesp, tel. (011) 607-9143.

Texto Anterior: Cingapura é 'vendido' por R$ 4.500
Próximo Texto: Estudantes protestam contra doação de livros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.