São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
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Lucro do grupo Pão de Açúcar sobe 45%

MAURICIO ESPOSITO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Companhia Brasileira de Distribuição (grupo Pão de Açúcar) teve lucro líquido de R$ 37 milhões no terceiro trimestre do ano, apesar da queda nas vendas.
O lucro líquido do período de julho a setembro foi 45,1% superior ao registrado no terceiro trimestre do ano passado.
No ano, o grupo Pão de Açúcar registra lucro líquido acumulado de R$ 98,05 milhões, 31,3% maior do que em 1996.
Os dados constam do balanço financeiro da empresa referente ao terceiro trimestre do ano, divulgado ontem.
As vendas líquidas acumuladas em 1997, entretanto, somam R$ 2,250 bilhões, com queda de 2,2% em relação a igual período do exercício passado.
Na avaliação do diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da empresa, Ricardo Florence, o crescimento do lucro é resultado do "ganho de eficiência operacional" da rede.
"Negociamos melhor com os fornecedores e centralizamos a distribuição de produtos, reduzindo o índice de falta de itens nas lojas", afirmou.
Além disso, acrescentou Florence, a empresa terceirizou algumas tarefas administrativas, o que também contribuiu para aumentar a eficiência da operação.
O desempenho das vendas foi pior no terceiro trimestre, com queda de 8,3% sobre igual período do ano passado.
Segundo Florence, entre julho e setembro do ano passado a rede passou a trabalhar com cheques pré-datados e realizou diversas promoções, o que aumentou as vendas no período e a base de comparação com 1997.
As exceções serão os produtos sazonais típicos do Natal.
Para comemorar o aniversário da rede de hipermercados Extra, o grupo Pão de Açúcar lança a partir de hoje uma campanha publicitária tendo como garota-propaganda a apresentadora Xuxa.
Além do investimento em mídia, a rede vai realizar descontos em suas lojas durante aproximadamente um mês.

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