São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os prêmios Nobel inspiram

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os professores que formulam provas de vestibular costumam preparar questões relacionadas às atualidades científicas.
Este ano, o prêmio Nobel de química pode servir de inspiração para os examinadores.
O prêmio foi dividido entre Paul D. Boyer (EUA), John E. Walker (Reino Unido) e Jeans C. Skou (Dinamarca), que fizeram estudos sobre novas enzimas e sobre produção e consumo de energia no interior das células.
"Esse tema pode ser usado em questões sobre o efeito de catalisadores que aceleram reações (no caso, as enzimas)", diz o professor de química do Objetivo Sergio Teixeira Bignardi.
Na opinião do professor, podem surgir também perguntas sobre energia liberada e consumida na forma de moléculas de ATP e questões sobre as propriedades dos íons sódio e potássio.
O prêmio Nobel de fisiologia ou medicina de 97, dado ao americano Stanley B. Pruisner pela descoberta do príon -um novo agente causador de infecções-, é possível tema de biologia.
Os príons são proteínas causadoras de infecções, responsáveis pela doença da "vaca louca", que ataca os bovinos, degenerando seu tecido cerebral.
"O príon é uma proteína com partícula infectante e não traz informação genética. Os demais agentes infecciosos, como bactérias e protozoários, contêm DNA ou RNA", diz o professor de biologia do colégio Equipe Paulo Cunha.
Segundo ele, os príons poderiam aparecer numa pergunta sobre as funções originais das proteínas, por exemplo. Saiba que elas atuam na estrutura da célula, têm função metabólica e diferentes níveis de organização.

Texto Anterior: Conheça o valor dos tempos verbais
Próximo Texto: Rumo ao planeta vermelho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.