São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computação; Cobrança musical; Crédito educativo; Publicidade

Computação
"Quais são as faculdades em São Paulo que oferecem o curso de engenharia de computação?"
Ivan Fonseca, 17 (São Paulo, SP, via e-mail)
resposta Na cidade de São Paulo, o curso só é oferecido pela Unip (Universidade Paulista), USP (Universidade de São Paulo) e Universidade São Judas Tadeu.

Cobrança musical
"Gostaria que vocês falassem quais universidades oferecem o curso de música. Tenho percebido que vocês não dão valor para essa área. São muitos os interessados, e poucas as informações."
Vanessa Falcão Barella (via e-mail)
resposta O curso de música erudita é oferecido pelas universidades: Federal de Alagoas (AL), Católica de Salvador (BA), Federal da Bahia (BA), Estadual do Ceará (CE), de Brasília (DF), Federal de Goiás (GO), Estadual de Minas Gerais (MG), Federal de Uberlândia (MG), Federal do Pará (PA), Federal da Paraíba (PB), Federal de Pernambuco (PE), Estadual de Londrina (PR), Federal do Paraná (PR), Federal do Rio de Janeiro (RJ), de Ribeirão Preto (SP), de Campinas (SP), do Sagrado Coração (SP), de São Paulo (SP) e de Santo Amaro (SP). Música erudita é oferecida ainda nas faculdades: de Artes do Paraná (PR), da Região da Campanha (RS) e Santa Marcelina (SP). Música popular é oferecida pela Unirio (Fundação Universidade do Rio de Janeiro) e pela Universidade Federal de Pelotas (RS).

Crédito educativo
"Gostaria de saber o valor das mensalidades dos cursos de física e de ciências econômicas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e também se a universidade está integrada ao sistema de crédito educativo ou fornece bolsas de estudo."
Alissa Carvalho Licks, 20 (Franca, SP)
resposta A mensalidade de ciências econômicas é R$ 521,79, e a de física é R$ 575,05. A PUC oferece vários tipos de bolsas e está integrada ao sistema de crédito educativo. Dentre as opções para alunos com carência financeira estão a bolsa restituível e o crédito educativo. A primeira funciona da seguinte forma: os alunos podem requerê-la a partir do 2º ano. O desconto varia de 40 a 80% da semestralidade. O crédito educativo é assim: em períodos estipulados pelo MEC (Ministério da Educação e do Desporto), a vice-reitoria comunitária distribui formulários e presta orientação sobre o número de vagas e o critério de seleção de candidatos. As bolsas, geralmente de 80%, são restituídas pelos alunos à Caixa Econômica Federal, um ano após formados. Há ainda três tipos de bolsas para desenvolvimento acadêmico na graduação: bolsa de iniciação científica, concedida aos alunos de graduação que tomam parte em projetos de pesquisa próprios ou de professores; bolsa-estágio, analisada pelos setores da PUC que solicitam o estagiário juntamente com a Coordenadoria Geral de Estágios (CGE), e bolsa-monitoria, em que as coordenadorias de curso e chefias de departamento escolhem os alunos monitores para comporem seus quadros, divulgando vagas e critérios. A remuneração, feita semestralmente, equivale ao valor do número de créditos da disciplina que o aluno monitorou.

Publicidade
"Gostaria de saber a relação candidato/vaga de publicidade e propaganda na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e na Universidade Mackenzie, no vestibular 97."
Keyla Regina, 25 (São Paulo, SP, via e-mail)
resposta A relação candidato/vaga da Mackenzie foi 10 no curso vespertino e 17 no noturno. A relação candidato/vaga da ESPM, no último vestibular, foi 8,5.

Texto Anterior: São Bernardo; Música; Editoração
Próximo Texto: Fim do Império Britânico ameaça a Monarquia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.