São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
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Gramática pode igualar candidatos

ALVANY R. NORONHA GUANAES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Em alguns exames de vestibular, pelo menos metade das questões envolve gramática.
Esses exames, muitas vezes, exigem que o candidato conheça a morfologia e a sintaxe da língua com profundidade.
As questões devem pedir aplicação de regras específicas: preencher lacunas com o tempo verbal adequado, pronomes, preposições, verbos anômalos, gerúndio ou infinitivo, usar voz passiva, discurso indireto, plural ou tempo verbal diferente.
Essas sentenças ou lacunas podem estar inseridas em um texto. É necessário entender o texto inteiro e identificar a quais elementos do período as questões se referem. Nesse caso é bom ler o texto todo para identificar o sujeito das orações envolvidas, o tempo verbal e, assim por diante, dependendo de cada caso.
As sentenças fora de contexto em alguns casos podem parecer sem sentido, mas o que importa é aplicar a regra requisitada.
Deve-se ter cuidado, também, quando duas alternativas parecem possíveis: escolha sempre a que não deixa dúvida ou a "menos incorreta". Por exemplo: "much" e "a lot of" são sinônimos, mas preferimos empregar "much" em sentenças negativas e interrogativas. Mas, se "a lot of" não aparecer como alternativa em uma frase afirmativa, escolha "much".
Vale a pena estudar provas de diversos vestibulares já realizados. Enquanto interpretação e compreensão de texto privilegiam quem estuda inglês há algum tempo pelo tipo de vocabulário envolvido, as questões de gramática podem ser uma forma de igualar os candidatos.

Alvany Rodrigues Noronha Guanaes é professora de inglês do curso Universitário.

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