São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido pede censura de publicação

DENISE BOBADILHA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LONDRES

Um livro de ficção que descreve a correspondência entre uma jovem e um pedófilo condenado a 23 anos de cadeia por matar uma menina de 12 anos causou polêmica no Reino Unido e pode ser banido das livrarias.
"The End of Alice" ("O Fim de Alice"), da escritora norte-americana A.M. Homes, será publicado no mês que vem no país.
Uma das maiores redes de livrarias do Reino Unido, a W.H. Smith, disse que não irá vender a obra. A empresa segue um apelo da Sociedade Nacional para Prevenção de Crueldade contra Crianças (NSPCC), que pediu a exclusão do livro.
Outras grandes redes, como a Waterstone's e a Dillons, não irão seguir a orientação. Mas, segundo o jornal "The Guardian", que noticiou o caso em sua edição de segunda-feira, a Dillons irá vendê-lo, mas não promovê-lo.
"The End of Alice" é a visão que o pedófilo Chappy tem sobre seus crimes. Ele conta como abusava de meninos e meninas e, no final do livro, como matou barbaramente Alice, vítima de 12 anos.
A segunda personagem do livro é uma jovem que se corresponde com Chappy e expõe seus desejos libidinosos com um menino de 12 anos. A NSPCC disse que o livro, publicado pela editora Anchor, é "degradante e repugnante".

Texto Anterior: Whitaker Penteado lança "Os Filhos de Lobato" em São Paulo
Próximo Texto: Documentário revela paixão de 'trekkies'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.