São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário revela paixão de 'trekkies'

NOELLY RUSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dos motivos que levou a atriz Denise Crosby, 30 e alguma coisa, como ela prefere declarar sua idade, a produzir "Trekkies" foi ficar mais fascinada com os fãs do que os próprios fãs com ela.
"Trekkies" é um documentário sobre os seguidores fiéis da série de TV "Jornada nas Estrelas", criada há 31 anos por Gene Rodenberry e que hoje tem quatro programas diferentes e oito longas-metragens no cinema. "Jornada" foi ao ar pela primeira vez em 1966 e deixou de ser exibida três anos depois.
Desde então, os fãs decidiram se encontrar para assistir aos episódios, debatê-los e cultuá-los.
Denise fez parte de "Jornada nas Estrelas - A Nova Geração", de 1987. Ela era a chefe de segurança da nave Enterprise, que no seriado tem a missão de procurar novas civilizações no espaço.
"Antes de receber o convite para ser parte do elenco, tudo o que conhecia de 'Jornada' eram alguns episódios da série original. Achava que estava entrando em algo que poderia dar errado porque teríamos de competir com personagens muito fortes como Spock e o capitão Kirk", disse a atriz, que está em São Paulo para a apresentação de "Trekkies" na Mostra.
Denise começou a ter uma idéia de onde estava se metendo depois de ser convidada para frequentar as convenções. Nelas, os fãs se reúnem, se vestem com as roupas dos personagens, assistem a vídeos, debatem os episódios e organizam entrevistas com os atores.
"Depois de algumas convenções, comecei a pensar que essa legião de fãs que se mantém fiel há anos daria um documentário."
Segundo ela, foram cerca de dez convenções filmadas durante nove meses. "Tinha de tomar cuidado porque os trekkies estavam preocupados em evitar que o documentário fosse ridicularizá-los. Afinal, eram pessoas que se vestiam e sabiam falas de cor dos personagens de uma série de TV e, às vezes, levavam esses elementos para a vida real."
Outra preocupação de Denise era fazer um filme que interessasse a outras pessoas, além dos fãs da série. "Mostrei o documentário para amigos que nem sabiam do que se tratava o seriado e todos se mostraram atônitos com o comportamento do fãs."
Entre os "causos" contados por Denise está o de um homem que tenta fazer cirurgia plástica para deixar as orelhas pontudas como a de Spock. Mostra ainda um consultório de dentista todo montado como se fosse a nave da série e onde os dentistas se vestem como membros da tripulação.
"É realmente fascinante o conhecimento que os fãs têm sobre 'Jornada'. Eles sabem muito mais que eu", disse a atriz.

Texto Anterior: Reino Unido pede censura de publicação
Próximo Texto: Denise Crosby quer conhecer fãs brasileiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.