São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avaliação reflete pânico, diz governo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo de Hong Kong afirmou que está preocupado com a avaliação feita pela agência norte-americana.
"Os comentários da Moody's Investor Services refletem as maiores dificuldades de operações causada pelo pânico nos mercados locais e globais", disse ontem um porta-voz do governo.
Na quinta-feira passada, uma crise da Bolsa de Valores do Hong Kong abalou os mercados de ações do mundo inteiro. A queda brusca na Bolsa de HK foi motivada principalmente por uma crise no mercado imobiliário da ex-colônia britânica.
O governo afirmou que não acha que essa avaliação vai se refletir na economia da ex-colônia britânica.
Um analista fez uma análise para a agência de notícias "Reuter" sobre o grupo HSBC que reflete a situação de toda a economia.
"O HSBC pode ser um dos melhores bancos do mundo, mas se o mercado de Hong Kong vai em outra direção, acaba levando o grupo junto", disse um analista à "Reuter". "A queda no preço das ações é quase paralela com as quedas na Bolsa de uma maneira geral."
O HSBC é considerado um dos maiores bancos do mundo em termos de lucros e de capita. O banco ganhou 37% dos seus lucros de Hong Kong na primeira metade deste ano, e outros 13% do resto da região da Ásia e Pacífico.
Para o resto do ano, analistas disseram que as ações do HSBC estão suscetíveis a novos choques. A própria Moody's está avaliando a possibilidade de tirar o conceito de "força financeira" do banco.
Analistas continuam prevendo que qualquer esperança de recuperação agora deve ser vista com moderação. "As pessoas que dizem o contrário podem estar brincando com elas mesmas", disse Nick Glydon, analista da Robert Fleming Securities. Ele lembrou os indicadores atuais.
"A resposta mais imediata é que eles (os indicadores) parecem bem ruins", disse ele.
A agência norte-americana Moody's disse ontem que espera que a atual crise no mercado financeiro de Hong Kong pode acarretar consequências diretas nos preços do mercado imobiliário e até no comércio da região.

Texto Anterior: Agência de qualificação dos EUA 'rebaixa' 18 bancos de Hong Kong
Próximo Texto: Indústria já prevê queda de vendas se a taxa de juros continuar em alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.