São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubbers do Hell's ficam sem banheirón

ERIKA PALOMINO

NÃO! A cultura underground de São Paulo está chegando mesmo a novos horizontes. Por exemplo, o que é um clube com mais de 500 pessoas funcionar a noite inteira sem nenhuma porta nos reservados dos banheiros? Nem de homem nem de mulher? Assim funcionou o Hell's Club do último sábado. Os mais descolados ainda se lembraram que ali no palquinho também tem um banheiro. Quem não, teve que contar com a ajuda de amigos e amigas para a famosa cabaninha. De novo: underground tudo bem; podreira não! Underground não é sinônimo de trash. Colocar o clube para funcionar sem condições, com os banheiros em obras, já é falta de educação e consideração com as pessoas que pagam R$ 20 para estar lá.

CLARO que fora isso, sempre dá para se divertir. George Actv estava superbem, sobretudo na primeira parte de seu set, agitado e contente. Mau Mau depois tocou até New Order e parece ter feito a felicidade de quem conseguiu ficar até o final. Foi também um Hell's que viu a volta de um clima mais de clubinho, com muito conversê e abracinho.

FORA isso, temos ainda a volta da peruca. Como nos modelos do top clubber Robert Estevão, em versão black power escovada, e na sempre fofa Cami, vermelhíssima, de cabelo natural.
A revista "DJ" publica em sua última edição um ranking dos cem melhores DJs do mundo, via leitores. Com acertos e erros que este tipo de coisa pode abrigar, é um bom guia para guardar e conferir se o próximo a vir é hype mesmo. Veja também a posição de seu DJ favorito e confira nos 50 primeiros como muitos deles já vieram:
1 - Carl Cox; 2 - Paul Oakenfold; 3 - Sasha; 4 - Judge Jules; 5 - Tony de Vit; 6 - Pete Tong; 7- Danny Rampling; 8 - DJ Hype; 9 - Grooverider; 10 - Jeremy Healy; 11- Todd Terry; 12 - John Digweed; 13 - Roger Sanchez; 14 - LTJ Bukem; 15 - Masters at Work; 16 - Roni Size; 17 - Grae me Park; 18 - Seb Fontaine; 19 - Tall Paul; 20 - Laurent Garnier; 21- Slipmat; 22 - Graham Gold; 23 - Armand van Helden; 24 - Tony Humphries; 25 - David Morales; 26 - DJ Sneak; 27 - Jeff Mills; 28 - Derick Carter; 29 - Billy Nasty; 30 - Allister Whitehead; 31 - Nick Warren; 32 - Dave Seaman; 33 - Brandon Bloc; 34 - Sy; 35 - Andy Weatherall; 36 - DJ Vibes; 37 - Junior Vasquez; 38 - Jon Pleased Wimmin; 39 - Norman Cook; 40 - Coldcut; 41 - Boy George; 42 - Paul van Dyk; 43 - RJ Randall; 44 - Dareen Emerson; 45 - Dave Clarke; 46 - Paul Trouble Anderson; 47 - Paul Dougal; 48 - Mrs. Wood; 49 - Frankie Knuckles; 50 - Danny Tenaglia;

E sabe o que a revista fez? Deu para os leitores um CD com Carl Cox mixando ao vivo no The Complex, num set bem animado.

POLARIZAÇÃO é a outra palavra para definir a cena club em São Paulo neste momento. Clubes polarizam, clãs polarizam, falta um elemento catalizador. Ou não.

NESTE segundo momento da popularização do tecno, os chamados clubbers ortodoxos se afastam e se afastam. Por exemplo, pouca gente conseguiu chegar àquela noite do big beat na B.A.S.E, porque as portas tiveram que ser fechadas, tamanha a lotação do clube (no Rio, em compensação, os coitados tiveram que tocar para moscas clubber). Do outro lado, na noite do Ministry of Sound no Florestta, todo mundo também pulou. Neste caso, existe uma justificativa. Em Londres, o Ministry não é mesmo berço de segmento semelhante da cena. Funciona mais como turismo clubber, atraindo jovens do mundo todo em visita a Londres que vão "para conhecer". Válido, de fato. Mas o clima impessoal que o clube impõe a seus frequentadores -na fila, clubbers se transformam em gado. Quanto ao som, quem foi (fontes desta coluna) viu um tipo de música comercial, com profissionalismo. Não muito mais que isso.

PREPARE-SE para a convenção internacional de tatuagem na semana que vem, dias 7, 8 e 9 de novembro, no Mart Center. Se jogue.

SEMPRE linda, Claudia Liz foi absolutamente ovacionada no Avon Hair and Beauty, terça-feira (no desfile para o talentoso carioca Fernando Torquato). E atenção para os destaques: os cabelos manchados à perfeição do Mirage, de Porto Alegre; as jubas coloridas da Trucco i Capelli; os étnicos da First (Paula Mott já está com o corpo maravilhoso); e, claro, o excepcional trabalho de make das santas de Mauro Freire. O que era Alessandra Berriel, alguém pode dizer?

COMO se na noite tivesse Haloween certo... Na cena clubber, todo dia é dia das bruxas. Mas hoje tem a rave Mothership Connection, no km 39 da Raposo Tavares, sentido Cotia, entrar no acesso para Caucaia do Alto (posto Esso), virar à esq. na velha caixa d'água e seguir as flechas refletivas. Diz que não tem como errar. No som, u-la-la Mario Gildo, Alex S., P.Paulo e outros. Se jogue.

QUEM jurou que Daniel Almeida estava quieto, não é que hoje tem Haloween dele mesmo em si? Mas é em Florianópolis, onde ele também comemora hoje seu aniversário. Bi, tudo!

NESTE domingo tem a segunda edição da noite The End, de Pil Marques, que começa às 19h e vai até 0h, naquele endereço da Juscelino Kubitschek, tipo na esquina com a Santo Amaro. A partir desta semana é semanal. E diz que a outra passou bem, foram todos.

AS plataformas também estão voltando; estão voltando as plataformas. Contusões, por enquanto, só na Inglaterra (leia no educativo texto abaixo). Confira o revival nos novos coturnos que já chegam às melhores lojas do ramo. Recupere aquele Creeper's que você tem mofado no armário. Lá na lojinha da Rosa Dolenc, na galeria Ouro Fino, as encomendas estão gritando. Sempre originalíssima, Rosa recebe (bem) as pessoas deitada no chão, sobre seu belíssimo tapete de animal print.

MENINO! Já viu o convite do terceiro aniversário da Sound Factory? Tudo.

AQUELE lugar, o Loft, pretende decolar de verdade. João Alfredo pega o espaço e, em fase de aquecimento, recebe com som do DJ Marcelinho Tallandré, sábado.

ENQUANTO isso, na batcaverna, quem toca hoje à noite no Hot Stuff do Orbit/Cube é o top designer Jorge Morabito. E não o DJ Alfred. VIU? E pelo amor de Deus, é ITU, ITU! E não Jaú, a cidade natal da fofa Silvetty Montilla, onde ela abriu a boate. Será que é melhor ou pior que confundir Just Com Next? Silvetty, meu bem, a idéia anda muito fraca mesmo... Agora, não sou sou só eu: o jornal gay carioca "O Grito" noticia também a abertura do novo clube de Sergio Kalil nos Jardins: Jump!

ENQUANTO isso, foi praticamente a festa da peruca o aniversário do produtor de moda Alê Breve, segunda-feira no Mr. Fish Grill, ali na Lorena. Cheio de gente de moda -fotógrafos, editores, diretores de arte, modelos, outros produtores e afins. Tudo friendly, tudo entre amigos, tudo informal. Até Betty Prado saiu da toca para dar parabéns... E o hype da festa foi vinho do porto com tônica, servido em copo alto de vinho, com uma rodela de limão e gelo. Fino. E o outro hype foi a peruca (literal) de Lara Gerin, um black power imenso! Confirmou o hype. Quem disse que moda só tem carão?

O DJ Edu Gantous estréia hoje na Gent's -que reabriu, como se sabe. Agora todas as sextas.

O DJ americano Todd Patterson é outra vítima recente da polarização da cena club (ou da divulgação mal-feita?). Tanto que ninguém ficou sabendo de sua vinda via LoveGalaktica, com previsão para ontem no Florestta. Uma pena. Já sexta que vem, no clube, tem finalmente o lançamento do jornal "Rumor", de babados noturnos.

É uma graça a nova noite de segunda do Cube/Orbit.

Texto Anterior: Evento mostra diferentes formas de preparar o cordeiro
Próximo Texto: Ingleses discutem saúde nos clubes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.