São Paulo, sexta-feira, 31 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos suíços rejeitam crítica à lista de contas inativas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os bancos suíços rejeitaram ontem as críticas de organizações judaicas, que afirmam que as listas de contas inativas divulgadas anteontem não contém os nomes de todos os correntistas.
"As críticas não são produtivas porque estamos fazendo todo o esforço possível", disse a porta-voz dos bancos suíços.
"Sabemos de pessoas que deveriam estar na lista, e nenhuma delas foi citada", afirmou nota do Congresso Judaico Mundial.
A lista de anteontem trazia 14.562 contas inativas pertencentes a judeus vítimas e sobreviventes do Holocausto.
Postal secreto
O Yad Vashem (Museu do Holocausto) de Jerusalém descobriu um novo documento histórico do Holocausto.
"Querido penso em você, com amor Lola." Essa é a mensagem escrita num cartão-postal (foto acima) que tinha o selo de aprovação da censura nazista. O postal foi enviado em 1943 do campo de concentração de Auschwitz pela judia polonesa Lola Bergman para Jacob Rosenblum, que vivia na Romênia.
O postal, porém, escondia um relato do genocídio, em tinta invisível: "campo da morte, fome, assassinatos com gás, execução, enforcamento, forno de cremação, agonia infernal, crianças de quatro anos e menos... Urgente: pistolas de alarme, máquinas fotográficas".
Pesquisadores do museu desconfiaram de sinais estranhos no postal e o levaram para análise por raios infravermelhos trouxeram à tona o conteúdo da mensagem escondida.

Texto Anterior: Igreja faz autocrítica sobre antijudaísmo
Próximo Texto: Egito condena à morte 2 terroristas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.