São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CULTURA

Entre apocalípticos e integrados, a globalização é julgada como uma desgraça absoluta (para os primeiros) ou a esperança de um paraíso na Terra (para os segundos). Há então os que esperam a dominação por um novo Império, uma autoridade exercida e representada pelas cadeias de fast-food. Do outro lado, o grupo que mantém a fé na nova vida, feita à imagem da Internet: fácil, limpa e organizada em rede. Mas há também outra possibilidade para a história. A chance de uma nova internacionalização, em que os indivíduos do mundo poderão criar uma cultura comum sem, necessariamente, ter de abandonar suas tradições.

Texto Anterior: Intercâmbio aproxima países e anuncia "cultura global"
Próximo Texto: A GLOBALIZAÇÃO VAI FAZER TODO MUNDO PENSAR IGUAL EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO?; NÃO EXISTIRÁ MAIS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE OS PAÍSES? AS CULTURAS LOCAIS VÃO ACABAR?; SER UMA PESSOA GLOBALIZADA É FALAR VÁRIAS LÍNGUAS, CONHECER O MUNDO TODO, TER MORADO EM DIFERENTES PAÍSES E ESTAR LIGADO À INTERNET?; O QUE CARACTERIZA O MUNDO GLOBALIZADO, DO PONTO DE VISTA TECNOLÓGICO?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.