São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A GLOBALIZAÇÃO VAI FAZER TODO MUNDO PENSAR IGUAL EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO?; NÃO EXISTIRÁ MAIS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE OS PAÍSES? AS CULTURAS LOCAIS VÃO ACABAR?; SER UMA PESSOA GLOBALIZADA É FALAR VÁRIAS LÍNGUAS, CONHECER O MUNDO TODO, TER MORADO EM DIFERENTES PAÍSES E ESTAR LIGADO À INTERNET?; O QUE CARACTERIZA O MUNDO GLOBALIZADO, DO PONTO DE VISTA TECNOLÓGICO?

A GLOBALIZAÇÃO VAI FAZER TODO MUNDO PENSAR IGUAL EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO?
Esse é um temor dos que denunciam a expansão da cultura norte-americana, sustentando a idéia de que o mundo viverá sob o domínio de um novo império.
Ela é hoje a que possui maior competência industrial e de exportação de seus produtos. No entanto, a globalização dos mercados tem construído tendências em sentido oposto. Culturas de minorias étnicas, regionais ou nacionais ganharam mercado em termos de música ou literatura, como no caso da "worldmusic". O mundo "menor porque globalizado" está sendo ainda construído. É cedo para dizer que perfil assumirá e quais serão as perdas e ganhos.

NÃO EXISTIRÁ MAIS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE OS PAÍSES? AS CULTURAS LOCAIS VÃO ACABAR?
Nada indica que isso vá ocorrer. Não é porque um chinês se alimenta esporadicamente com um sanduíche do McDonald's (é a globalização culinária) que ele cortará os vínculos com sua cultura local. Não se pode igualmente menosprezar a capacidade de preservação das chamadas culturas típicas, que são dinâmicas e resistiram a outros impactos tecnológicos ao longo da história, como o surgimento do rádio e da TV.

SER UMA PESSOA GLOBALIZADA É FALAR VÁRIAS LÍNGUAS, CONHECER O MUNDO TODO, TER MORADO EM DIFERENTES PAÍSES E ESTAR LIGADO À INTERNET?
Há uma idéia caricatural da globalização que se manifesta por hábitos individuais de consumo. A rigor, comprar um queijo dinamarquês num supermercado paulistano já é participar, ao menos de alguma maneira, da globalização. De certo modo, só a corrente mais eufórica (e mais ingênua) sobre os efeitos maravilhosos das novas tecnologias acreditaria na existência de uma "pessoa globalizada". Hoje em dia, nem pelo consumo alguém se globalizaria.

O QUE CARACTERIZA O MUNDO GLOBALIZADO, DO PONTO DE VISTA TECNOLÓGICO?
É a rapidez, o barateamento e a confiabilidade no tráfego de informações. No século 19 já existia um tipo de comunicação mundial. O Império Britânico, por exemplo, possuía meios de levar a Metrópole a se comunicar com as colônias. Mas era um processo lento, caro e limitado em termos de quantidade de informação. Hoje, o que caracteriza esse novo momento é a velocidade da informação pelo mundo.

Texto Anterior: CULTURA
Próximo Texto: Empresa globalizadas trocam patrimônio por marketing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.