São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depressão atinge 45% dos dependentes

AURELIANO BIANCARELLI; LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Quase metade de um grupo de dependentes de cocaína injetável estudado em São Paulo (45%) disse sofrer de depressão. Cerca de 30% tentaram o suicídio uma vez.
Tanto os dependentes infectados pelo HIV como os não infectados foram afetados da mesma forma pela depressão. Até recentemente, acreditava-se que os quadros depressivos estivessem ligados também ao vírus HIV.
A pesquisa, com 60 dependentes, foi conduzida pelo psiquiatra André Malbergier, do Ambulatório de Drogas Injetáveis do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Metade do grupo tinha HIV, 78% eram homens, 30% estavam casados ou viviam com alguém, 53,3% estavam empregados e 62% estudaram até o primeiro grau.
Outra conclusão é a alta co-morbidade psiquiátrica dos dependentes, com até quatro doenças diferentes. A mais comum era a depressão, seguida de fobias sociais, além da dependência à droga.
Segundo Malbergier, todos os pacientes com HIV injetavam cocaína. Entre os que aplicavam anfetaminas, por exemplo, nem todos estavam contaminados. Entre eles, as doenças mais comuns eram a fobia social e agorafobia, medo de lugares públicos
Uma das hipóteses é que, por evitarem o uso da droga em grupos, eles acabaram protegidos da contaminação. (AB e LM)

Ambulatório de Drogas Injetáveis: tel. (011) 881-8060

Texto Anterior: Ressonância detecta trombo na perna; Transplante tem nova droga anti-rejeição; Cirurgia de ombro tem curso no HSPE; Ética na genética é tema de simpósio; Lançado livro sobre câncer do ovário; Feira médica mostra avanço da tecnologia; Tuberculose atinge doentes de Aids
Próximo Texto: Atendimentos aumentaram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.