São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cronologia

1958 - Phil Knight, estudante de economia na Universidade de Oregon e bom atleta, conversa com seu treinador, Bill Bowerman, sobre a falta de um bom calçado norte-americano para corrida. Bowerman, determinado a criar um tênis melhor, envia projetos para várias companhias de material esportivo. Preterido por todas, decide criar seu próprio calçado.

1964 - Knight e Bowerman formam sua própria companhia de calçados, a Blue Ribbon Sports. Cada um investe US$ 300 e são fabricados 300 pares, em associação com uma empresa japonesa, a Onitsuka Tiger. A venda é no porão da casa dos pais de Knight.

1966 - A empresa muda de nome e passa a se chamar Nike. É criado, pela estudante Carolyn Davidson, o "swoosh", logotipo que acompanha a marca.

1972 - A Nike rompe com a Onitsuka. A empresa convida alguns maratonistas que disputavam pré-olímpico em Oregon, a calçarem tênis da empresa. Depois, lança campanha publicitária, ressaltando que quatro dos sete finalistas usavam tênis da marca.

1985 - Com a acirrada disputa entre Nike e Reebok na linha aeróbica, a primeira empresa decide investir em outras áreas. Introduz um tênis desenvolvido para os praticantes do basquete. A Nike contrata Michael Jordan, que completava sua primeira temporada na NBA -média de 28,2 pontos por jogo-, como garoto-propaganda.

1987 - A empresa lança a linha Air Jordan, capitalizando o nome do maior astro do basquete.

1988 - Apresenta seu slogan "Just Do It" (algo como "Apenas Faça").

1992 - A empresa inaugura sua primeira Niketown, um novo tipo de superloja. Associa a venda de calçados e produtos esportivos com imagens de atletas patrocinados pela empresa.

1993 - Michael Jordan abandona o basquete, depois de conquistar o terceiro título pelo Chicago Bulls. Começa a jogar beisebol. A venda de calçados cai.

1995 - Jordan retorna à NBA. A Nike recebe licença para colocar sua marca nos uniformes da NFL, a liga de futebol americano.

1996 - O Chicago volta a vencer a NBA. Nike, Adidas e Reebok disputam o patrocínio dos principais atletas que participam da Olimpíada. Os atletas patrocinados pela Reebok ganham 19 medalhas de ouro. A Nike não divulga a lista dos esportistas com os quais tem contrato. A empresa assina um acordo de US$ 220 milhões, com duração de dez anos, para patrocinar a seleção brasileira de futebol.

1997 - Com a entrada de Tiger Woods, um golfista norte-americano de 20 anos, no torneio de Masters, a Nike começa a pagá-lo um contrato de US$ 40 milhões. Anuncia também um patrocínio de US$ 120 milhões para a MSL (Major Soccer League, a liga profissional de futebol dos EUA).

Texto Anterior: Empresa é alvo de acusação
Próximo Texto: Triste despedida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.