São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

México deve carimbar hoje o passaporte para a França

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção do México deve virar hoje a 22ª classificada para a Copa do Mundo. Jogando no estádio Azteca, na Cidade do México, os mexicanos precisam apenas de um empate contra os Estados Unidos para assegurar a vaga. O jogo começa às 16h, horário de Brasília.
O México acumula 15 pontos em sete jogos, no hexagonal decisivo das eliminatórias da Concacaf -Confederação Norte e Centro-Americana e do Caribe.
Chegando a 16, não poderá mais ser alcançado por El Salvador, que está em quarto lugar. Os três primeiros conquistarão vagas na Copa do Mundo.
Há vários aspectos a favor dos mexicanos. O jogo será na Cidade do México, a 2.240 metros de altitude. São esperados 100 mil espectadores. E em toda a história das eliminatórias eles jamais perderam no Azteca.
Além do México, os times com mais chances são os próprios EUA, Jamaica e El Salvador.
Os EUA têm dez pontos e três jogos a fazer, inclusive o de hoje. Jamaica, com 12 pontos, e El Salvador, com 9, só jogam mais duas vezes cada.
Os jogos de El Salvador são justamente contra seus dois rivais. No próximo domingo, recebe a Jamaica em seu campo e no dia 16 enfrenta os norte-americanos como visitante.
Confiante numa vitória, o técnico da seleção mexicana, o iugoslavo Bora Milutinovic, escalou três atacantes, Luis Hernández, Carlos Hermosillo e Zague, que é brasileiro de origem.
O atacante Luis García, artilheiro das eliminatórias, vai continuar no banco de reservas.
A maior preocupação de Milutinovic é a defesa. Ele teme o jogo aéreo dos norte-americanos, que são mais altos, e em especial o atacante Eric Wynalda.
Apesar disso, decidiu manter como titular o espalhafatoso goleiro Jorge Campos, de 1,78 m.
Nos EUA, o técnico Steve Sampson tem como principal problema o futebol do time, que não tem agradado. Para se preparar para o calor mexicano, Sampson levou seus jogadores para a Califórnia (Costa Oeste).
Outros continentes
A disputa por vagas para o Mundial termina no fim do mês.
O Brasil, o atual campeão, e a França, o país-sede, foram pré-classificados. Pela zona européia, obtiveram vagas Alemanha, Áustria, Bulgária, Dinamarca, Escócia, Espanha, Holanda, Inglaterra, Noruega e Romênia. Outras quatro serão definidas no próximo sábado. Os favoritos são Iugoslávia, Croácia, Itália e Bélgica.
Pela zona sul-americana, Argentina, Colômbia e Paraguai estão garantidos. A última vaga ficará entre Chile, Peru e Equador.
A zona africana já terminou. África do Sul, Camarões, Marrocos, Nigéria e Tunísia venceram seus grupos e se classificaram.

Texto Anterior: Triste despedida
Próximo Texto: Japão bate Coréia e segue com chances
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.