São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Móveis ao ar livre

MARCELO LIMA

Peças resistentes são opção para terraços e varandas
Uma alternativa agradável para enfrentar os dias mais quentes é aproveitar as áreas externas da casa para recreação, descanso e até mesmo refeições.
Tanto em casas como em apartamentos, geralmente um pequeno espaço exterior está sempre disponível, seja na forma de um jardim, de um terraço ou mesmo de uma pequena varanda.
Para estes espaços, o mercado oferece uma grande variedade em móveis, projetados e construídos especialmente para resistirem ao ambiente externo.
Segundo a decoradora Carolina Szabó, antes de optar por um móvel deste tipo, é fundamental analisar as dimensões do lugar disponível e as condições à que o móvel vai estar submetido.
"Em áreas pequenas, como a maioria das varandas dos apartamentos, o ideal é escolher apenas um móvel, evitando congestionar o local com o acúmulo de peças", afirma.
Além da madeira e do plástico, móveis em fibras sintéticas que imitam o vime e o junco são ideais para as áreas externas. No entanto, é preciso critério na hora da escolha. Móveis em fibras naturais como o vime, o rattan e o junco são indicados apenas para terraços e varandas cobertos. Já os móveis em madeiras podem ficar expostos ao ar livre e à chuva, desde que construídos com madeiras resistentes ou previamente tratadas.
"Para a casa de praia, o melhor é optar por peças em alumínio ou aço inoxidável para evitar a deterioração. Peças em ferro, por exemplo, devem receber tratamento prévio antes de ficarem ao ar livre", explica a decoradora.

ONDE ENCONTRAR Armando Cerello: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1264, Jardim Paulistano, zona sudoeste, tel. 853-3400. Artefacto: rua Haddock Lobo, 1405, Jardins, zona sudoeste, tel. 3061-5855. Empório Santa Fé: rua Aspicuelta, 58, Vila Madalena, zona sudoeste, tel. 211-2270. House Garden Outdoors: al. Gabriel Monteiro da Silva, 1218, Jardim Paulistano, zona sudoeste, tel. 881-7999.

Texto Anterior: Você está com sono, muito sono?
Próximo Texto: Dicas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.