São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

arte tridimensional

Tudo o que você sempre quis saber sobre escultura! O Instituto Cultural Itaú estará promovendo, nos meses de novembro e dezembro, uma série de encontros e oficinas sobre o tema, fazendo parte do Encontro Nacional de Cultura, promovido pelo governo federal.
Durante todos os sábados e domingos de novembro, a partir das 15h, orientadores do Instituto falam sobre os aspectos mais importantes da escultura brasileira do século 20 e acompanham o público em visitas guiadas às exposições "Tridimensionalidade na Arte Brasileira do Século 20" (na sede do Instituto) e "Diversidade da Escultura Brasileira Contemporânea", que estará colocada ao longo da avenida Paulista.
Em duas palestras, dia 12 e 19 de novembro, a historiadora Maria Lúcia Perrone fala sobre os monumentos da cidade, seu significado e seus autores e o contexto histórico. Maria Lúcia dá especial atenção à obra de Victor Brecheret.
Os artistas que estarão com suas esculturas expostas na avenida Paulista apresentarão seus trabalhos em diversas datas e estarão abertos para uma conversa com o público. Entre eles, Regina Silveira, Nuno Ramos, Angelo Venosa e Carlos Fajardo.
Ainda há outras palestras importantes como as que apresentam alguns "artistas da tridimensionalidade", a discussão encaminhada por Lilian Amaral (25 e 26/11) sobre o papel da arte inserido na cidade e uma série de reflexões sobre o conceito de arte brasileira no século 20, apresentadas por Tadeu Chiarelli (3 e 10/12), curador-chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo.
São várias datas e horários, mas não é preciso inscrição antecipadamente. Chegue 30 minutos antes de qualquer encontro e aproveite.
Além dos encontros, duas oficinas são oferecidas com versão modificada, para educadores ou para estudantes de 15 a 18 anos.
Na oficina "Retratos da Escultura Brasileira", a fotógrafa Malu Dabus Frota constrói com os participantes uma câmera escura e dá noções do processo fotográfico, usando como tema a exposição na Paulista.
O arquiteto e designer Manuel Vilas Boas fala sobre forma, volume e espaço, construindo maquetes com argila e sucata, usando como tema da oficina "Sentindo a Escultura através de Maquetes". Para as duas oficinas, é necessário inscrição antecipada, abertas a partir de 6 de novembro.

Instituto Cultural Itaú. Av. Paulista, 149, Cerqueira César, região central. Tel. 238-1700 ou 238-1786. Fax 238-1720. Internet: http://www.itaucultural.org.br. Horários de atendimento: terça a sexta, 10h/18h e sábado, 15h/18h. Grátis.

Texto Anterior: gatos dominam o mundo
Próximo Texto: loucura e tristeza pós-parto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.