São Paulo, domingo, 2 de novembro de 1997 |
Texto Anterior |
Índice
'Mercado vive mesmice'
DA REPORTAGEM LOCAL Uma das soluções para aprimorar o sistema de franchising no Brasil é a troca de informações entre franqueados e franqueadores.Esse foi um dos tópicos apontados pelo consultor Marcelo Cherto, 44, presidente do Instituto Franchising, na palestra "Franchising Brasileiro: Para Onde Estamos Indo?", promovida pela Folha, no dia 27, em São Paulo. O evento faz parte do ciclo "Os Rumos do Franchising", que traz palestras sobre o tema, sempre na última segunda-feira de cada mês. Cherto apontou algumas idéias que poderiam, segundo ele, aprimorar o sistema. Duas delas são: o aumento da comunicação entre os empresários e a criação de associações e conselhos, principalmente de franqueados. "Uma rede de franquias passa por problemas como qualquer outra empresa. Só que tem um problema a mais: precisa zelar pelo bom relacionamento entre as partes para não quebrar." O consultor ponderou que o rápido crescimento do franchising no Brasil trouxe algumas consequências negativas, como a queda da qualidade do sistema. Segundo ele, o mercado está "perdido" e até caindo na "mesmice". Mas Cherto também procurou mostrar que o panorama, apesar dos problemas atuais, ainda oferece perspectivas positivas. Na sua avaliação, o sistema hoje está crescendo de uma maneira mais comedida e consistente. "O setor deve voltar a ser visto como é: uma alavanca da economia, geradora de empregos." Texto Anterior: Como montar uma empresa de segurança privada? Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |